Pedalar de São Conrado à Barra
O Globo, Natália Boere, 27/mar
Cariocas poderão pedalar da Zona Sul ao Recreio após a abertura do último trecho da Ciclovia Tim Maia, que cruzará dois túneis entre São Conrado e Barra e ficará pronto até julho. A oportunidade de pedalar de São Conrado até a Barra da Tijuca está cada vez mais próxima. Segundo a prefeitura, 94% do segundo trecho da Ciclovia Tim Maia estão prontos para ligar os dois bairros. A maior parte dos 3,1 quilômetros de extensão já está com guarda-corpo, por exemplo. Entre as pendências, falta cortar a entrada do Túnel de São Conrado, para que todo o traçado tenha ao menos dois metros de largura, como previsto. Isso será feito com um equipamento que usa fio diamantado, indicado para cortar rocha.
- Também vamos terminar a pintura, fazer a sinalização horizontal e concluir o trecho de chegada à Praia da Barra - conta o presidente da Geo-Rio, Marcio Machado.
O primeiro trecho da ciclovia, na Avenida Niemeyer, foi inaugurado em janeiro. O novo traçado começará no calçadão da Praia de São Conrado, atravessará o túnel - os ciclistas chegarão até ele por meio de uma rampa de 90 metros de extensão, pelo lado esquerdo da pista sentido Barra - e seguirá pelo segundo andar do Elevado das Bandeiras. Em seguida, passará pelo Túnel do Joá e pela Ponte da Joatinga, e descerá por uma nova rampa perto da Praia dos Amores, na Barra.
TRABALHO EM TRÊS TURNOS
O presidente da Geo-Rio prefere não estabelecer uma data para a inauguração do trecho, mas diz que será até julho. Com a conclusão dos trabalhos, será ampliada a malha cicloviária da cidade, permitindo que o carioca siga de bicicleta do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, até a Praia do Pontal, no Recreio.
- Os operários trabalham nos três turnos, de domingo a domingo - diz Machado.
O publicitário Leandro Aquino, que mora na Barra e trabalha no Leblon, quer usar sua bicicleta como meio de transporte:
- Pedalo na praia nos fins de semana. Mas, com a ciclovia, poderei fugir dos engarrafamentos, indo trabalhar de bicicleta.
O segundo trecho da Ciclovia Tim Maia faz parte do projeto Novo Joá, que, entre outras obras, duplicou o Elevado das Bandeiras. Segundo a Secretaria municipal de Obras, 95% do empreendimento estão concluídos. Todos os pilares de sustentação estão prontos e a estrutura metálica foi instalada. As obras do Joá começaram há pouco mais de um ano e meio, com investimento de R$ 457,9 milhões.
Veja também:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZKopTxhSzjXRoUGAA0J5B2flu7aArTqhNWkpv_54tAHR6F_6z2R_RvH5hVl003F2eAZdXp7eQnJpzwluhWGquUMc6STiUkgs_0F1QgkTV8EO9Nfsn0VEvBhgVKfmiHBcZH3gsdY-pxWs/s1600/Rio+vai+sediar+mundial+de+Ciclismo+2018.jpg)
Veja também:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZKopTxhSzjXRoUGAA0J5B2flu7aArTqhNWkpv_54tAHR6F_6z2R_RvH5hVl003F2eAZdXp7eQnJpzwluhWGquUMc6STiUkgs_0F1QgkTV8EO9Nfsn0VEvBhgVKfmiHBcZH3gsdY-pxWs/s1600/Rio+vai+sediar+mundial+de+Ciclismo+2018.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário