Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Por quê o momento ideal pra comprar, é AGORA?

Boa noite, prezados clientes e amigos!

O artigo abaixo foi publicado pela Empiricus, especialista em mercado financeiro e imobiliário.
Em vermelho, destaquei pontos importantes e em Vinho, destaquei as Incorporadoras que oferecem as melhores oportunidades no mercado imobiliário, também em alto padrão. Ou seja, oportunidade ótima não só para investir, como fazer Patrimônio.

Abraços do Maia e aproveitem a leitura, direcionada para Investidores, mas poder ser útil pra você!

Devo acreditar na previsão do FipeZap?

 
 
Índice projeta três cenários de queda de preços dos imóveis em 2016. Veja meus comentários sobre as previsões e fique atento aos detalhes.
 
 
 
Caro Leitor,

A Fipe divulgou no começo de setembro um relatório muito bom sobre a situação atual do mercado imobiliário brasileiro.

Foram listados os principais problemas que o mercado residencial enfrenta. O relatório não trouxe nenhuma novidade a nossos leitores, mas expôs problemas com (i) o crédito imobiliário e (ii) a rentabilidade do aluguel residencial.

Todo o texto foi muito bem pensado e escrito, mas dois aspectos importantes me incentivaram a escrever esta newsletter com comentários adicionais.

Um primeiro ponto está relacionado com o crédito imobiliário.

A análise feita pela Fipe, em parceria com o Zap Imóveis, mostra uma correlação muito forte entre o volume de crédito imobiliário e a evolução de preço de imóveis medida pelo índice FipeZap. Veja o gráfico.
 
 
 
Fonte: FipeZap
 
 
 
Olhando o gráfico, é extremamente tentador projetar os preços dos imóveis como uma proporção do volume de crédito imobiliário. Afinal de contas, o crédito imobiliário é um forte indicador de demanda de imóveis.

A maioria das pessoas compra um imóvel financiado, por isso o aumento dos financiamentos tem uma relação direta com o aumento de demanda.

Um forte aumento da demanda só pode ser respondido por um forte aumento da oferta e/ou um aumento de preços. Desde 2009 o que vimos foi uma resposta dupla: tanto o preço subiu, como a oferta subiu.

Mas agora que o volume de financiamentos está caindo, como será o ajuste?

Será que realmente podemos esperar uma queda de preços proporcional à queda do volume de financiamentos?

A aparente forte correlação dos dois itens nos compele, praticamente, a ter a certeza de que os preços cairão proporcionalmente à queda do volume de financiamentos.

No entanto, o que está acontecendo na prática é que grande parte do ajuste tem sido feita pelo lado da oferta e não pelo preço.

Vamos olhar o exemplo dos lançamentos da região metropolitana de São Paulo.
 
 
 
Fonte: Secovi
 
 
 
Se o comportamento do primeiro semestre for reproduzido no resto ano, a oferta de imóveis novos na cidade de São Paulo terminará 2015 com uma queda de 43% na comparação com o ano passado.

Portanto, a redução dos volumes de financiamentos está sendo ajustada por uma oferta menor.

Em outras palavras, as incorporadoras estão preferindo reduzir seu nível de negócios a reduzir preço, como podemos ver no gráfico abaixo.
 
 
 
Fonte: FipeZap
 
 
 
Um melhor indicador: quanto você pode pagar
Na minha opinião, um melhor indicador para os preços do mercado residencial seria um que levasse em conta três itens: (i) o custo dos financiamentos; (ii) a renda das pessoas e (iii) o preço dos imóveis. É o que em inglês se conhece como “affordability”. Em português, seria o quanto o cliente pode pagar.

A decisão do valor de compra de um imóvel leva em conta (i) o valor de entrada que o comprador tem disponível; (ii) o valor da prestação do financiamento (adequado à renda recebida) e (iii) preço do imóvel.

Em outras palavras, a maioria das pessoas vai comprar aquilo que cabe em seu bolso. Se a prestação é possível de ser paga, põe para dentro.

As exceções são raras e quase sempre estão no segmento de altíssima renda, em que a renda não tem importância na decisão de compra.

As incorporadoras foram muito competentes em captar o aumento da affordability (aumento do valor que o cliente pode pagar) que aconteceu desde 2005, resultado do aumento do número de prestações, da redução de custos de financiamento, da redução das exigências de entrada e do crescimento da renda.

O preço dos imóveis aumentou porque as pessoas conseguiam pagar as prestações dos financiamentos - cada vez mais baratos e cada vez mais longos. Assim, houve aumento no valor do imóvel sem uma grande mudança no valor da prestação.

Acredito que a melhora da affordability é que causou o aumento do volume de financiamentos, e não ao contrário.

Na minha opinião, portanto, o volume de financiamentos é um fraco indicador de preços futuros de imóveis.
 
  
 

E o que a affordability está nos dizendo agora?

Infelizmente o momento atual é de queda da affordability. Ou seja, queda da capacidade de pagamento dos clientes.

Podemos dizer que atingimos um pico de affordability em 2014. Em 2015, os fundamentos deterioraram-se. Em primeiro lugar porque os custos de financiamento subiram e os prazos de pagamento caíram (com exceção do Minha Casa Minha Vida). Isso fez com que as prestações crescessem 20% na comparação com os valores praticados antes do aumento da taxa de juros dos financiamentos.

Em segundo lugar, porque a inflação e o desemprego desencadearam um processo de piora da renda disponível dos brasileiros.

Inflação e desemprego continuam aumentando. É difícil quantificar até quando vai aumentar o desemprego, mas em uma estimativa grosseira eu não teria dificuldade de ver as famílias brasileiras perdendo de 5% a 10% do seu poder de compra, em média, no final desse processo.

Sendo frio e calculista - e supondo que 100% do ajuste aconteça por preços -, calculo que os imóveis deveriam ter uma queda de preços de 20% a 30% para se ajustar a níveis de atividade saudáveis que tínhamos antes de 2014.
 
 

Mas o ajuste será todo feito nos preços?

A resposta mais direta é não. O ajuste não será feito só por redução de preço, mas também por outros itens. Para tentar responder a essa pergunta de uma forma melhor, vamos olhar para o comportamento daquele que considero o principal agente das mudanças no mercado imobiliário: o incorporador.

A pergunta de alguns bilhões de reais que as incorporadoras têm que responder neste momento é: como vender para alguém que está conseguindo pagar apenas entre 20% e 30% a menos do que pagava um ano atrás?
Se você respondeu redução de margens das incorporadoras com a redução de preço, pode tirar o seu cavalinho da chuva.

Nenhuma incorporadora brasileira tem uma estrutura de custo que suporte uma redução de 30% de seu preço. Uma excelente incorporadora tem margem líquida de 20%. A maioria trabalha com margens de 10% a 15%. E ninguém topa trabalhar de graça.
(Even, PDG, João Fortes e Queiroz Galvão, estão praticando descontos de até 30%, oportunidade para investidores, e quem busca alto padrão, indico JF e QGDI).
Uma coisa é vender estoque com 30% de desconto porque você está desesperado, achando que vai quebrar e, por isso, está fazendo caixa a qualquer custo.
Outra coisa é lançar um produto já sabendo que você perderá dinheiro com aquele lançamento.

As incorporadoras preferem ficar muito tempo sem lançar (ajuste na oferta) a lançar algo que não tenha rentabilidade. Podemos contar com reduções pontuais de preço, mas nada nos percentuais de perda de affordability.

Uma outra forma de fazer este ajuste seria diminuindo os custos. Sim, existe uma tendência de queda em alguns componentes, especialmente aqueles ligados às commodities. No entanto, longe dos percentuais necessários. Especialmente os terrenistas estão muito reticentes em mudar preços.

As primeiras pistas nos indicam, na verdade, um crescimento dos custos inferior à inflação – de 3% no caso dos materiais e de 2% na mão de obra.
Quanto aos terrenos, em São Paulo por exemplo, por conta das mudanças da lei de zoneamento, os terrenos viáveis aumentaram de preço!

Outra possibilidade seria a redução do tamanho dos imóveis. Se o cliente só tem condição de comprar um imóvel 30% mais barato, tudo bem, temos aqui um imóvel 30% menor. Essa é uma hipótese extremamente realista para a maioria dos mercados. Não se espante se tivermos lançamentos cada vez menores nos próximos anos.
 
 

O Neymar acerta da nossa intermediária?

E aí que as coisas ficam complicadas, porque a FipeZap montou um modelo matemático para projetar os preços dos imóveis para 2016.

Segundo a FipeZap, “a premissa básica do modelo é a de que o comportamento dos preços a cada mês é função do que ocorreu recentemente com a oferta de novos imóveis, com a renda formal da população, do nível da taxa de juros real e com o crescimento recente do crédito habitacional”.

O resultado deste modelo é uma projeção que indica três cenários de preços caindo entre 3,4% e 6,2% em 2016.
É importante, contudo, ressaltar que o modelo não captura as mudanças de tamanho dos imóveis, as quedas ou subidas das margens das incorporadoras, os custos de construção, mão de obra e terrenos.

Além disso,  todas as outras hipóteses que listei poderiam atrapalhar a correlação entre as variáveis e furar a previsão.

Para atuar com segurança no segmento imobiliário é importante não tomar essa projeção pelo seu valor de face. Precisamos dar um desconto. Da mesma forma que um fictício prato feito por várias pessoas que não se conhecem, é impossível saber quanto tempero será colocado. O mercado colocará os ingredientes que considera adequados para o ajuste necessário e ninguém sabe ao certo o quanto de redução de preço acontecerá nesta equação.

Por isso, a minha opinião é a de que uma previsão baseada em modelos matemáticos como a feita pela FIpeZap para os preços dos imóveis no ano que vem é um tiro de longuíssima distância.

Seria como se o Neymar tentasse fazer um gol da intermediária - mas não do time adversário, e sim na intermediária do time brasileiro. Qual é a probabilidade de fazer um gol chutando antes do meio de campo? Pequena, muito pequena, embora não impossível.

Fonte: Empiricus.com.br

domingo, 13 de setembro de 2015

O mercado de imóveis brasileiro sob a ótica das finanças comportamentais

O mercado de imóveis brasileiro sob a ótica das finanças comportamentais


Com financiamentos mais caros e mais difíceis de obter, o cenário hoje é de redução da demanda.
E aqui é bom pararmos para conversar um pouco sobre a relação de consumo, investimentos e finanças comportamentais.

Segundo Márcio Fenelon, os modelos econômicos ensinados eram todos baseados no homem racional. Cada decisão do homem racional seria baseada na avaliação de todas as informações, e a decisão seria sempre aquela que maximizasse a utilidade. 
Infelizmente, este homem racional só existe nos livros. Hoje todos nós sabemos que não funciona assim. Somos influenciados por questões psicológicas da nossa mente e sociológicas, do nosso ambiente.
Mesmo naquela época da faculdade já existiam acadêmicos unindo questões econômicas, psicológicas e sociais para um melhor entendimento sobre as decisões das pessoas, surgindo assim um ramo de estudo chamado finanças comportamentais.




Vamos aplicar os conceitos de finanças comportamentais para explicar o mercado de
imóveis. Uma série de fatores influencia o mercado de imóveis residenciais:

a) Ineficiência da informação e influência social 

O mercado de imóveis é altamente ineficiente em termos de informação. Não há cotação em tempo real e também não há uma bolsa para negociação de imóveis como no mercado de ações.
Por incrível que pareça, isso é uma vantagem de duas formas. Vou explicar.
Em primeiro lugar, reduções de preço não são tão obvias (no jargão do mercado, não são salientes) e não desperta o incômodo de ver o ativo desvalorizar. 
O efeito da influência social é menor, pois o fato de um preço cair não significa que outras pessoas venderão também.
Em segundo lugar, o fato de não existir uma cotação em tempo real faz com que as pessoas coloquem seus imóveis à venda pelo preço que acham justo. Feito isso, esperam meses para que o valor seja atingido.
Um bom exemplo disso é o prédio onde eu moro. Há um apartamento sendo ofertado fora do preço de mercado e que está à venda há mais de 24 meses. O fato de o dono não precisar do dinheiro, associado ao fato de não existir uma cotação em tempo real, faz com que ele fique confortável em esperar. Agora imagine ficar 24 meses com uma oferta de venda na bolsa? Altamente improvável. Na bolsa você ajustaria seu preço em poucas semanas ou dias.

Outra influência social importante é o modo como que a sociedade brasileira encara o investimento em imóveis. 
É interessante notar que o mercado de imóveis é um dos poucos em que a maioria das pessoas acredita que nunca vão perder. As pessoas pensam que para obter uma valorização de seu ativo é necessário apenas paciência.
Assim, a maioria das pessoas tem uma forte convicção de que imóveis são investimentos sólidos e que “nunca caem”. Este é um aspecto importante deste mercado. O fato de as pessoas acreditarem que o setor imobiliário tem um mercado sólido faz com que esse mercado seja realmente mais sólido.
A influência social no mercado de imóveis faz com que a maioria das pessoas não tenha preocupação com o futuro do ativo, ou seja, acreditam que o imóvel não vai sumir, diminuindo muito o risco de uma venda maciça de imóveis. 
b) Aversão à perda e negação da realidade

Detestamos perder num nível 2,5 vezes maior do que gostamos de ganhar. Sim, já foi medido. Daniel Kahneman, prêmio Nobel, constatou que o sentimento negativo quando perdemos é 2,5 vezes maior do que o sentimento positivo de ganhar. Evitamos ao máximo reconhecer uma perda. Isso explica algumas carteiras que ficam inundadas em posições perdedoras que ficamos com dó de realizar.
E quanto maior o montante investido, maior será a resistência em reconhecer uma perda. Em outras palavras, os investidores em imóveis residenciais têm na sua maioria uma enorme resistência em reconhecer uma perda relevante. Ainda mais em um mercado que não tem cotação em tempo real e não há uma tela piscando um número vermelho na sua frente. Assim você pode facilmente evitar reconhecer que está perdendo. Você pode facilmente entrar no modo de negação da realidade.
Para ilustrar melhor essa questão, dou um exemplo: é muito mais fácil alugar o imóvel que não foi vendido (porque você não quis baixar o preço) do que simplesmente admitir a perda e “queimar o estoque”. Aí é só esperar 30 meses do contrato de aluguel sem reajustar o preço de venda para que a inflação faça a redução do preço em termos reais.
É só reparar na quantidade de anúncios de vende-se e/ou aluga-se por aí.

c) O efeito dos quatro fatores juntos

Os quatro fatores juntos (ineficiência da informação, influência social, aversão à perda e
negação da realidade) impedem que as pessoas se sintam obrigadas a vender seus
imóveis a qualquer preço.
Por isso, só vai vender barato quem realmente precisa muito vender. Pode até haver queda de preços captadas por índices como o FIPEZAP. Entretanto, as verdadeiras barganhas estarão concentradas basicamente em dois players atuantes neste mercado e que neste momento estão precisando muito vender. Estou falando dos flippers e das incorporadoras.
Os flippers são investidores que compram na planta para revender na entrega. E eles estão precisando vender porque não têm capacidade financeira de arcar com a compra do imóvel. Alguns deles estão preparados para pagar somente as prestações até a entrega, ou seja, mais ou menos 20% do preço do imóvel.

E as incorporadoras têm mostrado um estoque maior de produtos à venda. Vamos exemplificar com os dados de São Paulo fornecidos pelo Secovi. Em termos de estoque, o número de imóveis novos até que não subiu muito, como podemos ver neste gráfico. 

Este aparente controle do estoque é resultado da diminuição dos lançamentos, conforme podemos verificar no gráfico abaixo.



Em outras palavras, o mercado imobiliário está mais preocupado em vender o que está em seu estoque do que lançar unidades novas. E em 2015 esta tendência se acentuou. É um estoque significativo e vai exercer uma pressão no caixa das empresas. Quem tiver caixa certamente irá escolher esperar um mercado melhor. Ou seja, quem tiver caixa para terminar suas obras, mesmo com a redução da velocidade de venda, vai preferir guardar seus estoques para tempos melhores.
Porém, quem ainda tem custos de construção a incorrer, que não são cobertos pelo caixa e por recebimentos, vai ter que fazer um esforço de venda maior, concedendo descontos para apressar a velocidade de vendas.

Então podemos esperar que as principais forças vendedoras com desconto sejam as
incorporadoras com balanço enfraquecido. E também os flippers, mas somente na
extensão que eles sejam forçados a vender para fazer caixa.
As pessoas e empresas que não têm necessidade de caixa estarão fora desta temporada de desconto e com certeza vão esperar o mercado se normalizar. 
Nos últimos 12 meses, segundo pesquisa do FIPEZAP, a proporção de flippers na compra de imóveis foi de 14%. Podemos concluir que os flippers enforcados são mais a exceção do que a regra. A maioria dos participantes do mercado está em condição de esperar uma possível recuperação.
E o desejo de esperar essa possível recuperação está apoiada nas forças da psicologia e sociologia (finanças comportamentais) que vimos acima.
Mas existem duas ameaças importantes para este cenário. Uma primeira seria o aumento do desemprego, que desencadearia um aumento da inadimplência dos financiamentos e levaria mais pessoas a querer vender desesperadamente.
E a segunda seria um forte aumento na TR. Essa seria uma situação muito parecida com aquela do sapo que não percebe a água aumentar aos poucos e acaba morrendo. O efeito inicial nas prestações é quase imperceptível, porém o efeito nos juros totais pagos é muito grande.




Texto do especialista em economia, finanças e mercado imobiliário, Márcio Fenelon.


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Você já ouviu falar no "Gatilho de Newton" ? (interessante, mas para poucos)

Lucros extraordinários obtidos no exterior, 100% LIVRES dos riscos econômicos e políticos sentidos no Brasil


Caro Leitor,
Estamos trazendo para o Brasil algo totalmente inédito. Uma estratégia que fará com que você construa uma verdadeira fortuna.
Um segredo, agora revelado, que mudará completamente a forma na qual você investe. Hoje, você verá que é possível obter lucros de 99,5 MIL DÓLARES em 24 horas.
São mais de 4 mil dólares de lucro por hora com essa sensacional estratégia.
Isso é possível graças a algo que chamamos de “O Gatilho de Newton”.
Cada vez que uma ação dispara, um evento antecede essa valorização. Dizemos que ocorreu um “gatilho”.
Veja como esse Gatilho levou as ações de uma empresa chamada Sarepta Therapeutics de US$
14,99 para incríveis US$ 44,93 em apenas um dia...
  
Isso significa triplicar o valor em apenas 24 horas.
Abaixo outro exemplo, onde vemos uma valorização de +515,8% em apenas 48 horas...
 
O terceiro caso é de uma companhia chamada MannKind Corp. A ação valia US$ 2. Ao final de sua escalada, chegou a US$ 12,30.
Outra vez ganhos de +515%. Isso em poucos meses.
  
Ganhos extraordinários de +199%... +515%... e novamente +515%...
Saber o momento exato que a ação iniciará a valorização é o grande desafio.
Você pode estar achando que vai precisar de uma bola de cristal ou de uma máquina do tempo...
Fique tranquilo. Já vamos explicar como o Gatilho de Newton funciona e como vai mudar a sua vida.
Antes disso, veja quanto é possível lucrar em apenas 24 horas:
✓ US$ 5.000 viram US$ 14.950
✓ US$ 10.000 viram US$ 29.900
✓ Ou US$ 50.000 que viram US$ 149.500
Seria dinheiro o suficiente para você, em um único dia de negociações na Bolsa, comprar um
apartamento.
Ganhos que geralmente levam anos para serem alcançados e que podem mudar a sua vida pra sempre, são conseguidos de forma rápida com esse sistema.
Hoje vamos apresentar o Gatilho de Newton de forma prática.
Você vai descobrir que esse segredo está presente em praticamente todas as grandes valorizações da história de Wall Street.
Você verá um exemplo extremo de como foi possível aplicar apenas US$ 1.000 e obter a quantia de US$ 158.080.
Após essa leitura, você também descobrirá que é possível conseguir lucros extremamente altos em até 24 horas.
E isso é apenas o começo.
Você está diante de uma oportunidade que pode mudar a sua vida financeira de forma definitiva.

Ganhos extraordinários e proteção total ao "Risco-Brasil" 

Esse sistema ocorre exclusivamente na Bolsa dos EUA. Tudo de forma simples, transparente e imune às questões políticas brasileiras.
Mesmo que você nunca tenha investido fora do País, fique tranquilo. Daremos todo o respaldo para você começar já. É perfeitamente legal e mais simples do que parece.
Você receberá gratuitamente o manual Abra sua Conta lá Fora. Um detalhado descritivo do processo de abertura de conta numa corretora internacional, que permitirá a você investir no exterior.
Basta preencher o cadastro, enviar cópia dos seus documentos e do comprovante de residência e transferir ao menos US$ 10.000. Todo esse processo está explicado no manual, e você terá acesso a ele gratuitamente.
“Mas eu já invisto no Brasil e obtenho ganhos com isso...”
Existem oportunidades em solo nacional. Mas o momento atual é de extrema cautela, com graves instabilidades políticas e fundamentos econômicos deteriorados.
Veja como o Ibovespa e o S&P 500 tiveram comportamentos divergentes nos últimos 5 anos:
  
Enquanto na Bolsa brasileira existem aproximadamente cem papéis com liquidez aceitável (sendo bem generoso), nos EUA você encontra 3000 empresas líquidas, com nove bilhões de ações negociadas diariamente.
A opção de continuar preocupado com o cenário brasileiro ou aplicar seu dinheiro no exterior é sua. Nós apenas mostramos os dados para que essa decisão seja a melhor possível para a sua realidade.
Você pode investir em empresas americanas, com enorme potencial de valorização, em um ambiente muito mais favorável do que vemos no Brasil.
E daqui a algum tempo você pode contabilizar os seguintes ganhos: 631% em 13 meses
1803% em 12 meses
707% em 14 meses
E 1906% em 12 meses.
Mas deixe-me fazer um alerta: O Gatilho de Newton é diferente de tudo que você já viu ou ouviu falar:
Você NÃO PRECISA de muito dinheiro para começar;
Você NÃO PRECISA ser PhD em Finanças para usar essa estratégia;
Você NÃO PRECISA entender de gráficos, fazer pesquisas ou perder seu tempo na frente do computador;
Você NÃO PRECISA tomar nenhuma decisão complicada.
Na verdade, tudo que você precisa é ter acesso aos Gatilhos de Newton e receber os alertas semanais para executar as ações em menos de 10 minutos.
Verifique seu e-mail uma vez por semana e decida como agir diante dessas oportunidades. Segue um exemplo de como você passará a ver a valorização das ações de agora em diante:
  
Três diferentes aplicações de O Gatilho de Newton numa mesma ação chamada NuPathe, Inc., uma empresa americana do ramo farmacêutico.
Disparando 47% em um dia... valorizando 35% em outro... e então subindo 170% em dois meses.
Veja outro exemplo. Uma empresa chamada Phoenix New Media Limited, do setor de tecnologia:
  
Depois de um disparo de 50% em duas semanas... 27% em apenas 6 dias... e mais...
A ação passou de US$ 4 para chegar a valer US$ 12. O triplo do valor.
Extraordinário, não é mesmo?
Você pode conseguir esse lucro em alguns dias ou meses.
E há dezenas de outras ações, que assim como essas, podem fazer seu investimento dobrar, ou triplicar, num período muito curto de tempo.
Investimentos de US$ 1.000... US$ 2.000.
Pode parecer estranho para quem só investe no Brasil. Estamos falando de investimentos iniciais baixos, de custos de operação e impostos muitos mais acessíveis.
Certa vez aluguei um Camaro em Seattle pela metade do valor de locação de um Gol 1.0 em São Paulo. Você sabe que essa discrepância não está restrita ao mercado de aluguéis de veículos.
Muitas pessoas compram menos de quinhentos dólares em uma ação americana e isso não compromete o retorno. Algo difícil de colocar em prática no Brasil
Além das taxas atrativas, a enorme liquidez presente em Wall Street potencializa muito seus ganhos.
Isso permite que você invista valores baixos para os padrões brasileiros sem prejudicar o rendimento.
Preparamos um guia de como investir no exterior. Fique tranquilo, o assinante receberá de forma gratuita.
Talvez você esteja se perguntando se essa estratégia realmente funciona. Ou por que chamamos de o Gatilho de Newton. Ou mesmo se realmente entendemos desse assunto...
Bem, vamos demonstrar tudo isso a partir de agora...

A Maior Descoberta de Rick Pearson

Primeiro é importante que você conheça Rick Pearson. Falaremos muito dele ainda. Rick é o homem por trás deste projeto.
 
Sua carreira começou em Wall Street, onde 70 horas por semana é considerado meio período.
Costumava passar 100 horas ou mais na frente do computador. Falando com CEOs de empresas, negociando ações...
Trabalhou por quase uma década num dos maiores bancos do mundo. Começou a investir em sua própria carteira há cerca de 10 anos.
Ao longo dessas duas décadas de trabalho, Rick acumulou mais de 40 mil horas dedicadas à pesquisa de investimentos.
Você já ouviu falar da regra das 10 mil horas?

Basicamente, diz que para uma pessoa dominar um assunto, ela precisa praticar ao menos 10 mil horas.
Nesse quesito, não faltam experiência e dedicação ao Pearson.
Quando as ações chinesas começaram a bombar, mudou-se para China onde aprendeu, entre outras coisas, o Mandarim fluente.
Foi o próprio Rick Pearson quem disse:

“Depois de todas essas horas, a estratégia mais lucrativa que encontrei foi o Gatilho de Newton.”

E foi justamente por acreditar nisso que deixou um salário de sete dígitos ao ano em um dos bancos mais prestigiados do mundo com apenas 33 anos.
Rick não é um daqueles que chamamos de “guru teórico" de alguma coisa. Ele usou e usa esse sistema para fazer muito dinheiro... na prática.
Depois de duas décadas analisando os mercados, Rick percebeu um padrão toda vez que uma grande valorização vai ocorrer.
Cada início de disparada segue uma das cinco regras do Gatilho de Newton identificadas no sistema de sua autoria.
Basicamente, os eventos começam sem nenhum sinal aparente no gráfico, como podemos ver abaixo:
 
Por mais de dois anos essa ação chamada Qihoo 360 Technology ficou estável. De repente, após um gatilho, algo mudou. Qihoo 360 disparou +710%...
 
Esses gatilhos estão escondidos dentro de cada indústria.
Cada um deles pode ser usado para transformar uma pequena quantidade de dinheiro numa verdadeira fortuna.
Não dependem dos índices. Não importa para qual direção os indicadores estão apontando.
Isso é algo que está dentro de cada empresa. Quando ocorre, praticamente nada pode frear a valorização.
O método é tão irrefutável quanto a Segunda Lei do físico Isaac Newton:

A aceleração é produzida quando uma força atua sobre uma massa.

Veja, em cada um dos casos concretos que mostramos, alguma força agiu sobre a empresa, levando o preço da ação a subir de forma rápida.
A força é esse gatilho. A massa é o preço da ação. O resultado disso é uma variação espetacular.
No extenso trabalho de pesquisa de Rick Pearson, ele isolou os cinco motivos que disparam a Segunda Lei de Newton nas ações de uma companhia.
Isso levará você a obter ganhos realmente altos, como ocorreu com a Goldfield Corp (GV):
  
Goldfield é uma pequena empresa de montagem elétrica. E por três anos suas ações ficaram
estáveis, por volta de 25 cents.
Em seguida, ela entrou em erupção.
Duplicando seu valor em menos de cinco dias. Então duplicando novamente. E mais uma vez. E continuando a duplicar até atingir 2.076% de valorização.
O que levou a isso?
Bem, o Gatilho de Newton #1 foi acionado. Goldfield ganhou um enorme contrato de montagem elétrica e suas ações dispararam.
Nos próximos minutos, explicaremos todos os cinco tipos de gatilhos de forma bem objetiva. Você poderá começar a usá-los imediatamente.
Isso significa que você será capaz de tirar proveito de tudo que Rick aprendeu em mais de 40 mil horas de trabalho duro.
Mas, antes disso, deixe-nos mostrar mais uma coisa extraordinária...
Talvez a melhor parte da estratégia Gatilho de Newton: funciona tanto para mercados em crescimento quanto para períodos de queda.
São eventos que ocorrem dentro de pequenas ou médias empresas que mudam drasticamente o valor de suas ações.
A influência do humor dos mercados fica em segundo plano diante do potencial de crescimento. Além disso, opera em qualquer setor: ouro, óleo e gás, tecnologia, imobiliário, varejista...

Lembre-se, cada vez que uma empresa sofrer um gatilho de valorização de algum dos cinco tipos existentes, seu valor de mercado vai subir de forma espetacular.
Quando uma força atua sobre uma massa... a aceleração deve acontecer. Tão certo quanto 1 + 1 = 2.
Seja nos momentos de alta do mercado, seja em períodos de queda das ações. Assim como a gravidade traz os objetos para o chão, essa lei sempre movimenta as ações.
Para provar, dê uma olhada no gráfico dessa empresa de hipotecas que eu já mostrei anteriormente.
Por anos, Federal Home Loan Mortgage Corporation tinha um gráfico estável.
Então, uma disparada ocorre, dobrando seu valor em poucos dias. Até atingir ganhos de 1.803%.
  
Por que isso ocorreu? 
Pela aplicação do Gatilho de Newton #2.
Um famoso gestor de um fundo de US$ 20 bilhões chamado Bill Ackman comprou cerca de 10% da gigante do setor imobiliário. Isso forçou as ações a um movimento de subida acelerado.
Não teria como ocorrer diferente.
Podemos detectar esses gatilhos, ou catalisadores, que transformam profundamente o comportamento de uma ação.
Aqui um novo exemplo, de um setor completamente diferente. Uma ação da indústria de tecnologia:
  
Uma pequena empresa de tecnologia chamada Micron Technology viveu oGatilho de Newton #3, depois de um resultado de vendas acima do esperado no final de 2012.
A valorização foi de 347% em poucos meses.
Se você tivesse colocado US$ 5.000 antes do Gatilho de Newton, essa operação teria gerado um retorno de US$ 17.375 em pouco tempo.
E, com o sistema do Rick, você pode conseguir esses ganhos em qualquer setor:
✓ Energia...
✓ Indústria...
✓ Bens de Consumo...
✓ Saúde...
✓ Tecnologia...
✓ Serviços Financeiros...
✓ Imobiliário...
✓ Telecomunicações...
✓ E mais.
Isso significa que há centenas de gatilhos a cada ano para que você possa fazer dinheiro.
Há pouco dissemos que esses gatilhos podem fazer você lucrar mesmo na queda do valor das ações.
Considere o caso de uma empresa chamada Ziopharm Oncology. Veja o enorme tombo. O que aconteceu?
  
Gatilho de Newton #1 foi acionado... e a ação se derreteu instantaneamente.
No entanto, com nosso sistema, vamos mostrar como transformar esse evento num lucro de 65% em apenas um dia.
Já vimos que você pode lucrar em qualquer setor, não importa se for na valorização ou na queda.
Sim, dá para lucrar também na queda. E muito!
Mas você pode estar preocupado: “É complicado comprar ações no exterior?”
Você verá que de dois a cinco dias poderá investir em ações americanas. Mandaremos todo o material de apoio.
Em poucas semanas, você contará aos seus amigos como foi fácil e lucrativo investir nos EUA.
Deixe-nos mostrar quanto um pequeno investimento de US$ 1.000 pode trazer de lucro aplicando o Segredo de Newton.

Como transformar US$ 1.000 em mais de US$ 158.000 com apenas dois Gatilhos de Newton.

Como você pode ver, o Segredo de Newton não é para quem está procurando rendimentos de 10% ou 20%.
Muito menos para quem quer segurança de lucros de 5% a 10% com ações estáveis. Isso você obtém com renda fixa ou comprando ações de bluechips.
O Gatilho de Newton é para pessoas que entendem os riscos do mercado financeiro e que procuram grandes lucros.
Usando esse sistema, aqui está um exemplo de como conseguir um ganho incrível... Veja como US$ 1.000 dólares se tornam US$ 158 mil em apenas duas “jogadas”. Vamos lá.
Para começar, você lembra do gráfico da Goldfield que vimos há pouco?
Digamos que você recebeu nossa indicação de comprar Goldfield em março de 2012.
  
Vamos imaginar que você tenha comprado US$ 1.000 dessa ação. Depois do Gatilho, você teria realizado US$ 19.760.
Então você recebe um novo aviso de Gatilho e investe em outra empresa já mencionada chamada Sarepta Therapeutics.
Novamente com ganhos enormes, dessa vez de 800%.  
Com apenas essas duas indicações, você teria transformado a sua aposta inicial de US$ 1.000 em US$ 158.080 em menos de um ano.
Agora lembre-se: esses são apenas exemplos extraordinários.
Você precisaria saber o momento exato de entrar e sair. Ainda assim, estamos falando de casos bem raros.
Mesmo assim, Rick acredita que essa é a melhor estratégia para busca investimento com enormes chances de valorização.
Veja como apenas dois movimentos usando os Gatilhos de Newton podem trazer ganhos extraordinários.
O que você faria com US$ 158 mil?
Imagine o que você poderia fazer investindo apenas US$ 1.000 e conseguindo US$ 158 mil em poucos meses.
Viajaria pelo mundo?
Compraria um imóvel?
Ou investiria o montante para multiplicar o valor novamente. E novamente... Podendo com isso até se aposentar jovem e curtir a vida sem preocupações.

Pare de Sonhar e Encare a Realidade

A hora de ficar rico não é amanhã.
Também não foi ontem.
É agora.
É claro que os lucros que mostramos para você nos exemplos são coisa do passado.
Mas neste exato momento Rick tem uma dezena de Gatilhos prontos para turbinar a carteira de qualquer investidor.
E lembre-se da Lei de Isaac Newton

A aceleração é produzida quando uma força atua sobre uma massa.

Isso significa que, quando um gatilho disparar, não há nada que possa frear o movimento drástico que a ação vai sofrer.
É algo que o próprio Rick Pearson se orgulha:

Os Segredos por trás do Gatilho de Newton

Mostraremos agora para você os cinco tipos de gatilhos que Rick identificou ao longo de suas pesquisas.
Como mencionado anteriormente, esses gatilhos estão escondidos dentro de cada grande indústria.

E cada gatilho é previsível e identificável...Se você souber onde e como encontrá-los.
Nas 40 mil horas da experiência de Rick, ele conseguiu classificar os 5 maiores catalisadores que podem fazer uma ação sofrer enorme variação.
Aqui estão eles:
Gatilho de Newton #1: O Gatilho da Regulação... quando uma empresa recebe uma aprovação ou rejeição de um órgão regulador, como a FDA (Food and Drug Administration, a Anvisa americana).
Gatilho de Newton #2: O Gatilho das Aquisições... quando uma companhia compra ou recebe uma oferta de compra de outra empresa.
Gatilho de Newton #3: O Gatilho dos Lucros Inesperados... quando uma empresa supera ou desaponta no resultado esperado pelo Mercado.
Gatilho de Newton #4: O Gatilho das Patentes... quando uma companhia desenvolve novas tecnologias e garante propriedade intelectual.
Gatilho de Newton #5: O Gatilho dos Índices... quando uma ação se qualifica ou perde o status para entrar em um importante índice, como Dow Jones, S&P 500 ou Nasdaq.
Sabe qual a melhor parte?
Esses cinco gatilhos explicam quase todos os ENORMES saltos no valor de qualquer ação.
E agora você já sabe identificar cada um deles.
Seu patrimônio pode mudar, começando com apenas US$ 2.000, desde que saiba quando um Gatilho vai ocorrer.
Mas primeiro queremos explicar algo importante: essa estratégia não é um teste, não é uma versão beta.
Rick aplica esses segredos há mais de 10 anos...
E a partir de hoje você poderá aplicar também, com acesso ao conteúdo que chamamos de...

O Catalyst Trader

A Agora Inc. é a sócia americana da Empiricus. Juntos, formamos a maior empresa de análise financeira para pessoas físicas do mundo.
Estamos trazendo para os investidores brasileiros essa oportunidade única.
Obter ganhos enormes na Bolsa Americana com a estratégia Catalyst Trader. Sem se preocupar com inflação, recessão, Dilma ou Petrolão.
Estamos procurando leitores com o perfil de busca pela independência e liberdade. Liberdade para fazer o que você quiser, onde você quiser e com quem você quiser. Esse é o nosso objetivo. E foi por isso que trouxemos o Catalyst Trader.

Catalisar é impulsionar, acelerar. Que tal impulsionar os seus rendimentos agora mesmo?
Escolhemos a dedo um dos produtos de maior sucesso da Agora Inc. e que é perfeito para o atual momento econômico do Brasil.
Se ainda não está seguro, deixe-nos mostrar uma aplicação prática de nosso sistema.

Como o Segredo de Newton Transformou US$ 2.000 em US$ 151.421

Por anos, CVS e Walgreens dominaram o mercado farmacêutico nos EUA como primeiro e segundo colocados.
Em 2013, o Gatilho de Newton atingiu a terceira maior empresa do segmento, chamada Rite Aid. Mais especificamente, foi o Gatilho de Newton #3 - um resultado inesperado ocorreu.
Em 20 de dezembro de 2012, Rite Aid publicou seu primeiro lucro desde 2007. Wall Street não esperava por isso.
Então em 11 de abril de 2013, com a velocidade de um acender das luzes, as ações da gigante antes adormecida valorizaram 29% em dois dias.
E continuaram o movimento de alta até atingir 543%. Seus US$ 2.000 já seriam US$ 10.860.  
Nada mal. Lucro de US$ 8.860 em apenas um trade.
Mas não parou por aí.
Pegue os US$ 2.000 iniciais e guarde no seu bolso. A partir de agora “vamos jogar com o dinheiro da casa”.
Em seguida, você poderia usar o Gatilho de Newton #1 para MannKind Corp.
Uma empresa que recebeu a aprovação pela FDA de uma nova droga para o tratamento da diabetes.
Em 31 de março, MKND estava operando em US$ 3,80 por ação. Depois do Gatilho, MKND disparou 111% em apenas dois dias.
  
Agora aqueles seus US$ 8.860 viraram US$ 18.694 em apenas 48 horas.
Continuando o exercício, vamos aplicar a estratégia em uma empresa que já comentamos aqui, chamada Qihoo 360.
Uma mudança no plano de negócios alterou drasticamente a performance dessa ação. E vimos seus papéis dispararem 710%.
  

Seus US$ 18.694, que eram resultado dos US$ 2.000 que já estão no seu bolso, agora são nada menos do que US$ 151.421.
Imagina se fosse feito com US$ 5.000? Você estaria com US$ 378.565 na mão.
US$ 10.000 seriam US$ 757.131
O Gatilho de Newton é a melhor maneira de você conseguir ganhos exponenciais na Bolsa. Imagine o que você poderia fazer na sua vida com ganhos dessa magnitude.
O poder que essas informações darão a você.

Vamos explicar um pouco mais sobre o Catalyst Trader e assim você poderá ter certeza se é a estratégia ideal para o seu perfil.

Uma Estratégia Simples para Ganhos Extraordinários

Uma gigante americana chamada Berkshire Hathaway, a empresa de Warren Buffett, entregou 27% de ganhos no ano passado. Incluindo dividendos.
Isso é muito bom.
Mas não vai mudar a sua vida do dia pra noite.
Rite Aid, sobre a qual já falamos aqui, valorizou 20 vezes mais que Berkshire Hathaway. Isso é uma prova de como os Gatilhos podem alavancar seu portfólio de maneira espetacular. E tudo isso de forma muito rápida:
* 166% ZBB em 48 horas
515% ICPT em 48 horas 136% ACAD em 24 horas
Continuando, veja quanto as ações a seguir valorizaram em poucos meses... *2.032% de ganhos na REGN
1.906% de ganhos na FNMA
Saia do lugar comum. Pare de seguir a multidão.
Catalyst Trader é a maneira de você detectar um gatilho e agir a tempo de ganhar muito dinheiro. Além disso, você estará isolado das mazelas que insistem em permanecer na economia brasileira.
  
Se você vê com pessimismo o momento econômico e político no Brasil, saiba que não está sozinho.
Um termômetro do aumento do interesse de brasileiros por papéis gringos é a maior procura por BDR (Brazilian Depositary Receipts) uma forma de você adquirir papéis de algumas empresas estrangeiras na Bovespa.
Só as companhias mais famosas estão disponíveis (apenas 5% das existentes na Bolsa de Nova York).
Em 2014, o volume financeiro total de BDRs negociados Brasil foi de R$ 1,44 bilhão. No ano de 2012 havia sido de R$ 253 milhões.
Um crescimento de quase 6x em dois anos.
Embora pareça mais simples, o uso de BDRs para investir em empresas americanas exige pelo menos R$ 1 milhão. E você fica limitado a escolher empresas como Apple, Google, Ford Motors, entre outras.
Companhias já extremamente valorizadas e no radar de todo o mercado global. Não é dessa forma que conseguirá dobrar ou triplicar seu capital de forma rápida.
O que estamos propondo é totalmente diferente. Mas esse dado sobre as BDRs prova como a busca por oportunidades em ações gringas se intensificou nos últimos meses.
Após receber nossos guias, você vai aprender a negociar DIRETAMENTE na Bolsa Americana. 
Cada vez mais pessoas procuram alternativas para aplicar seu dinheiro de forma segura e com grande potencial de lucro.
Como você acompanhou a leitura até esse momento, sabemos que estamos lidando com um leitor sério e decidido.
Você sabe exatamente o que procura e já viu o poder que o Gatilho de Newton exerce sob as ações.
  

As duas Razões para Você Desistir Agora

Esse sistema não é para qualquer pessoa. Caso você se identifique com alguma das duas razões abaixo… pare a leitura.
Primeiro, é importante que você entenda que essa estratégia possui riscos.
Estamos falando de enormes potenciais de alta ou baixa ocorrendo de forma muito rápida.
Você precisa saber que, apesar de tentador, não deve comprometer seu patrimônio nesse tipo de investimento.
Se você é daqueles que tem dificuldade para encontrar limites, sugiro que tente a renda fixa ou compre ações de longo prazo que paguem dividendos.
Em segundo lugar, as recomendações que divulgamos exigem que você aja rapidamente.
Se você é daqueles que abre o e-mail uma vez por mês, infelizmente não possui o perfil para esse produto.
Mas se você consegue ver o seu e-mail pelo menos uma vez por semana e estar pronto para operar uma ordem de compra ou venda… então acreditamos que o Catalyst Trader pode fazer você ganhar muito dinheiro.
Ainda está lendo?
Ótimo, então vamos lá…

Como Mudar Tudo a Partir de Hoje

Ao concordar em fazer parte do grupo de assinantes do Catalyst Trader você receberá semanalmente as recomendações de compra e venda das ações mais promissoras do momento.
Mas como oferta exclusiva para assinantes brasileiros, estamos oferecendo inteiramente grátis:
Os Cinco Gatilhos de Newton - Sua cartilha completa para atuar como um Catalyst Trader. Com ela você terá um resumo de toda a estratégia.
Guia para Investir no Exterior - a Empiricus preparou para você um passo a passo de como fazer seus investimentos fora do Brasil.
Abra sua Conta lá Fora - Manual que mostrará como abrir sua conta em uma corretora internacional de forma simples e rápida. Com aporte inicial de apenas US$ 10 mil, você poderá começar a investir em poucos dias.
Além disso, você receberá outra série americana que completará sua estratégia. Quando lançamos o Catalyst Trader, em março de 2015, recebemos algumas dúvidas, como essas:
“Agora que estou operando na Bolsa americana, vocês não teriam recomendações mais conservadoras para eu diversificar?”
“Depois que meu dinheiro atingir o ganho que eu tenho de objetivo, devo trazer para o Brasil ou manter em alguma aplicação de longo prazo nos EUA? Qual a Empiricus recomenda?”
Baseado nisso, trouxemos para os assinantes do Catalyst Trader a exclusiva estratégia:
Ações para uma Década em Dólar - uma série com recomendações semanais de papéis americanos com enorme potencial de valorização no longo prazo. Um ótimo investimento, com perfil conservador em Dólar, praticamente livre das instabilidades políticas do Brasil.
Todo o material será acessado pela loja da Empiricus e estará em Português. Os alertas semanais chegam no seu e-mail, também traduzidos.
E, pensando na sua comodidade, o assinante da série Catalyst Trader tambémrecebe os alertas de compra e venda por SMS.  Você será informado das operações mais urgentes, esteja onde estiver.
Com o poder de ganhos extraordinários do Catalyst Trader, somado ao perfil conservador das Ações para uma Década em Dólar, você terá o necessário para lucrar na Bolsa Americana.    
Agora só depende de você.
Continuar com retornos modestos ou partir para o tiro certeiro?
Lembre-se que os Gatilhos estão por trás de quase toda a grande valorização já registrada, como:
- O Gatilho que promoveu um valorização de 199% da SRPT em apenas 24 horas.
- E o Gatilho que fez ICPT disparar 515% em 48 horas.
Saiba onde e quando esses eventos vão ocorrer, antes que aconteçam.
Para desfrutar de todo esse poder é que a Empiricus está trazendo o Catalyst Trader exclusivamente para você. 
Você já conhece a gente. Somos a empresa pioneira em análises independentes no Brasil.
Em 2013 veio a parceria com a Agora Inc., líder global em serviços para investidores individuais.
Temos escritórios nos cinco continentes. 
Com isso, trazemos até você as melhores estratégias para proteger ou multiplicar seu patrimônio.
Catalyst Trader é o primeiro resultado dessa parceria. E, por isso, temos uma oferta especial.
Para os americanos, o produto é oferecido por US$ 2.500,00, cerca de R$ 7.500,00 por ano no site da Agora Financial.
  
Esse é um serviço Premium nos Estados Unidos.
Apenas um seleto grupo de investidores norte-americanos assina o Catalyst Trader. Veja o que um desses privilegiados enviou para o Rick:
“I’m really glad about the 36% gain from FST. I'm finally taking my wife on vacation because of this extra profit. Hope there's more to come from your investment tips when we get back from Paris. Thanks a lot.”  R. Campbell
Mr. Campbell exalta sua satisfação em conseguir levar sua família para a Europa com os lucros de uma recomendação do Catalyst Trader em poucos dias.
Apesar do preço aparentemente elevado nos EUA, os ganhos são enormes. Isso faz com que o produto seja extremamente atrativo. 
Mas estamos no Brasil e prometemos uma oferta especial.
O ingresso ao mundo dos Gatilhos de Newton dará acesso IMEDIATO a:
  
O combo completo Catalyst Trader será comercializado no Brasil por R$ 234,90 ao mês no plano anual.
Menos da metade do valor dos EUA.
Já é uma excelente oportunidade. Contudo, fica melhor ainda…

PROMOÇÃO: Quem efetuar a assinatura agora terá desconto de 23% sobre o valor da mensalidade, que sai excepcionalmente por R$ 179,00. Ou a opção de desconto extra de 15% para pagamento à vista. Essa promoção é por tempo limitado.

 12 x R$ 179,00 ou R$ 1.834,98 à vista

Você compra no Brasil o mesmo conteúdo disponível para os americanos, devidamente adaptado e traduzido, por uma fração do preço original.
Clique aqui para investir nos EUA

Temos confiança total no conteúdo que disponibilizamos. Por isso oferecemos para você...

COMPROMISSO EMPIRICUS REGISTRADO EM CARTÓRIO

Cláusula de Confiança
CLÁUSULA DE CONFIANÇA 
100%
Apesar de todas as vantagens já implícitas no material, a oferta em questão não perde a prerrogativa da Cláusula de Confiança Empiricus registrada em cartório: caso você não goste do conteúdo, pode cancelar a assinatura nos primeiros 30 dias com reembolso de 100% do valor pago
  
Isso mesmo: você terá acesso imediato a todo o material do plano e ainda garantirá a possibilidade de cancelar posteriormente, recebendo o seu dinheiro de volta.
Para exercer seu direito, basta enviar um email para cancelamentos@empiricus.com.br e o processo é executado automaticamente. Limitado a 3 cancelamentos por assinante em um prazo de 12 meses.
Ou seja, VOCÊ NÃO TEM NADA A PERDER.
Se a decisão de experimentar o conteúdo lhe parecer racional, convido a assiná-lo agora mesmo.

Invista nos EUA e Impulsione seus Lucros na Alta ou na Baixa!