Dossiê: Cidade Maravilhosa, a nova "Vitrine Mundial".
(Por Consultor Maia)
(Por Consultor Maia)
O calendário de eventos técnico-científicos, que incluem congressos, feiras e convenções, contou com 263 eventos do tipo na capital fluminense em 2015, sendo 1/3 dos eventos internacionais, segundo dados da Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB). Estes eventos geraram para a cidade do Rio uma injeção de recursos de quase US$2 bilhões, graças ao contingente de 1,3 milhão de congressistas que a cidade recebeu. Em 2014, o calendário fechou com 154 eventos técnico-científicos. Já em 2013, foram 159, com a presença de 195 mil congressistas. Isso faz com que este ano seja considerado um dos melhores no segmento.
Dos 263 eventos técnico-científicos registrados no calendário da entidade, 56 aconteceram na Barra da Tijuca, contando com 822 mil participantes e receita estimada em US$ 1 bilhão. A Zona Sul recebe 108 destes eventos (cerca de 42% dos grandes eventos), que devem gerar uma economia de, aproximadamente, US$ 102 milhões através dos seus 75 mil congressistas. Já o Centro da cidade será palco de 99 feiras, convenções e congressos. Os eventos movimentaram cerca de 1,4 milhão de pessoas no destino.
“O extensivo trabalho do Rio CVB no mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), as parcerias com entidades de turismo, além do apelo turístico do Rio de Janeiro e a exposição que a cidade tem recebido desde o anúncio dos eventos esportivos, são grandes aliados na captação destes congressos”, explica Alfredo Lopes, presidente-executivo da entidade.
Segundo o diretor Comercial do Rio Convention & Visitos Bureau, Michael Nagy, o Rio tem uma forte vocação para atrair eventos e concorre internacionalmente para sempre receber eventos de grande e médio porte. “E isso vai continuar a ocorrer, principalmente com o fato da cidade receber os Jogos Olímpicos, pois trazem melhoria na mobilidade e promove a integração da Barra da Tijuca com a Zona Sul”, disse.
De acordo com o Rio CVB, os números são resultados do extensivo trabalho feito pela entidade no mercado de congressos e conferências, que atendem pela sigla em inglês Mice (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Em 2015, a entidade recebeu, em parceria com a Empresa Municipal de Turismo (Riotur) e a companhia aérea Tam, cinco potenciais agentes e operadores dos Estados Unidos especializadas em viagens corporativas. Também, em conjunto com a Riotur, realizou em Frankfurt a IMEXrun Inspired by Rio de Janeiro, corrida de rua que reuniu 325 atletas de 27 países, sendo 85% do segmento Mice.
Nagy explicou também que a entidade já trabalha para receber edições de eventos previstos para serem realizados até 2030. O trabalho precisa ser preparado antecipadamente, pois existem alguns eventos que têm periodicidade grande. Alguns são realizados a cada cinco anos, chegando até mesmo em dez anos, em alguns casos.
De acordo com o Rio CVB, os números são resultados do extensivo trabalho feito pela entidade no mercado de congressos e conferências, que atendem pela sigla em inglês Mice (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Em 2015, a entidade recebeu, em parceria com a Empresa Municipal de Turismo (Riotur) e a companhia aérea Tam, cinco potenciais agentes e operadores dos Estados Unidos especializadas em viagens corporativas. Também, em conjunto com a Riotur, realizou em Frankfurt a IMEXrun Inspired by Rio de Janeiro, corrida de rua que reuniu 325 atletas de 27 países, sendo 85% do segmento Mice.
Nagy explicou também que a entidade já trabalha para receber edições de eventos previstos para serem realizados até 2030. O trabalho precisa ser preparado antecipadamente, pois existem alguns eventos que têm periodicidade grande. Alguns são realizados a cada cinco anos, chegando até mesmo em dez anos, em alguns casos.
“O trabalho não é visto pelo grande público, mas já foram captados 25 eventos para 2020. É preciso observar que a cidade tem hoje a Barra da Tijuca como o destino mais bem preparados para eventos”, disse ele.
Apesar da importância da Barra, o diretor acrescentou também que a entidade negocia a criação de mais espaço para congressos na cidade, que deverá ficar na Zona Sul. “Além do Riocentro, há o Hotel Windsor Barra, com capacidade para receber três congressos simultaneamente, há também o Centro de Convenções SulAmerica, na Cidade Nova. Estamos conversando e trabalhando. Há questões levadas em consideração como mobilidade e localização”, completou.
Atração
O Rio Convention promoveu um workshop para agentes de viagens, em Bogotá e Quito, em agosto do ano passado; Lima e Cidade do México, em outubro de 2015. Além disso, participou, ao longo do ano, de 26 feiras de turismo nacionais e internacionais, incluindo as que têm foco no mercado Mice como a Festuris, em Gramado (RS), e a IBTM World, em Barcelona, na Espanha.
Outras ações como reuniões periódicas com seus mantenedores, participações nos encontros da Internacional Congress and Convention Association (ICCA) e troca de sinergia com órgãos oficiais de turismo e com empresas especializadas em eventos dos principais destinos do mundo, fazem parte da agenda do Convention para promover o Rio de Janeiro como destino de eventos e negócios.
(Matéria publicada em fevereiro/16)
Conhecido como um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Rio de Janeiro marcou presença durante o XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos. A vocação turística que a cidade tem é inegável, tornando-a conhecida mundialmente como Cidade Maravilhosa. Porém, além de ser destino para o turismo de lazer, o Rio de Janeiro vem se transformando em pólo de eventos e turismo de negócios.
Esta é uma das metas dos atuais Governos – municipal e estadual, para o pós-olimpíadas. Reativar a cidade como destino para novos eventos e consequente turismo de negócios. Mostrando que o Rio de Janeiro se encontra preparado, para receber bem, este publico tão exigente. São pavilhões e novos hotéis, inclusive com espaços para eventos, além do transporte público ampliado e renovado, cobrindo quase toda a cidade. Um legado que os Jogos deixarão para a Cidade e que o poder público pretende aproveitar para gerar novas divisas.
Rio de Janeiro tem crescimento no setor mesmo em ano de retração econômica.
Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios e eventos prossegue sobressaindo na indústria nacional de viagens. No primeiro semestre de 2015, as atividades ligadas a este segmento cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Lembrando, que 2015 foi um ano de retração econômica, o que traz mais méritos para este setor. Os gastos destes viajantes em passagens aéreas, diárias de hotel, locação de veículos, meios de pagamento e serviços movimentaram R$ 6,95 bilhões no mesmo período.
Já copilando dados do Ministério do Turismo e Abracorp, em dez anos, o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Hoje são 54 cidades brasileiras sediando eventos internacionais. Há uma década eram apenas 22, representando uma alta de 154%. O número de eventos coloca o Brasil como um dos dez maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).
Esses dados corroboram que o Rio de Janeiro tomou a decisão certa em investir neste mercado. De olho no futuro as empresas cariocas encontram no ESFE - Encontro do Setor de Feiras e Eventos o espaço certo para divulgar seus produtos e serviços, por isto já confirmaram presença no Encontro como expositores: a Rede Windsor Hotéis, o Rio Convention Visitors Bureau, a Convention Center Network (responsável pela gestão do Centro de Convenções Sulamérica e do CBC Amil), e a GL Events (administradora do Riocentro – Exhibithion e Convention Center e São Paulo Expo).O evento contou com a presença de Sr. Nilo Sergio Felix, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e da jornalista Márcia Peltier, que foi uma das homenageadas.Em sua 11ª edição o ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos foi considerado o mais importante evento do Brasil neste segmento. O objetivo do Encontro foi promover ideias, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.
Participaram do grande evento como patrocinadores as empresas: Hotma, Red-Star Vivace, Verde-Leasing, Expo Center Norte, Levy Restaurants e Programasom. No Lounge de exposição o visitante poderá encontrar: Centro de Eventos Pro Magno, Rede Windor Hotéis, Rede BHG, Pepita Consultoria, Nautika, Transamérica Hospitality Group, Transamerica Expo Center, Centro de Convenções Frei Caneca, Alitalia, Centro de Convenções Sulamérica, Royal Palm Plaza, Centro de Convenções Rebouças, Interação, Grupo Latam, GL Events, Rede IHG, Costa Brava Turismo, Lufthansa, Turkish Airlines, Rede Meliá, Rio Convention, Paradise Golf & Convention, Hard Rock Hotels ,Inylbra, Braztoa e seus associados, entre outros. Além de destinos nacionais e internacionais como: Turks and Caicos, Palm Beach, Saint Lucia, Puerto Vallarta, Los Cabos e Riviera Nayarit.
Sobre o Encontro do Setor de Feiras e EventosO Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE tem como objetivo promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.
Rio 2017 – Um futuro de oportunidadesMaracanã, Rio de Janeiro
O Rio Convention & Visitors Bureau apresentou no dia 29 de abril, no auditório do Maracanã, o Fórum Rio 2017 – Um futuro de oportunidades. Com o objetivo de preparar o setor para ter um melhor aproveitamento no período pós-olímpico, o evento reuniu autoridades e representantes de comitês das cidades olímpicas de Barcelona, na Espanha, e Londres, Inglaterra, consideradas atualmente ícones do turismo internacional, para mostrar com suas experiências como a capital fluminense poderá garantir um legado sustentável para moradores e visitantes após o término das Olimpíadas 2016.
Para um público formado por autoridades governamentais, entidades de classe, hoteleiros, executivos de companhias aéreas e representantes do turismo carioca, o presidente do Rio CVB e ABIH-RJ, Alfredo Lopes, abriu o evento destacando que uma Olimpíada pode acelerar em até 20 anos o desenvolvimento de uma cidade. No caso carioca, o setor hoteleiro investiu fortemente e chegou a um crescimento de 48% no número de leitos.
Um legado para elevar ainda mais o nível da Cidade Maravilhosa.
No caso de Barcelona e Londres, Lopes lembrou que lá foi feito um trabalho de divulgação. “Houve sempre investimento grande em propaganda, promoção, divulgação dessas cidades no mundo”. Para ele, o posicionamento das duas cidades na Europa, o poder aquisitivo dos europeus, maior que o dos vizinhos do Brasil na América Latina, a facilidade de deslocamento e a maior oferta de voos também favorecerem o fluxo de turistas em Barcelona e em Londres.
Para o presidente do Rio CVB, o Rio de Janeiro tem muito a crescer no setor de turismo. Segundo ele, Barcelona, por exemplo, recebe atualmente 12 milhões de visitantes estrangeiros por ano e o Brasil, em torno de 6 milhões. Isso “mostra o gap que nós temos para poder crescer”. Lopes disse que, se não houver promoção constante antes, durante e depois das Olimpíadas, o setor hoteleiro terá um problema sério de ocupação em 2017, “porque só as Olimpíadas não vão resolver o problema para o futuro”.
Na sequência, o secretário Municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, lembrou que os governos Estadual e Municipal têm feito grandes investimentos voltados para os Jogos Olímpicos, então o evento se apresenta como uma excelente oportunidade de discutir, ao lado da iniciativa privada, os desafios para 2016 em diante.
Representando o prefeito Eduardo Paes, o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, exemplificou os avanços e esforços feitos pela Prefeitura para tornar a cidade um destino turístico ainda maior. “Hoje, o Porto Maravilha é a maior obra urbana do mundo e está acontecendo graças às Olímpiadas, mesmo não tendo relação direta com o maquinário Olímpico. Este é um legado que a cidade terá a partir de uma parceria público-privada, beneficiando o turista, o carioca e a imagem da cidade”, afirma.
Representando o Governo do Estado, o secretário Estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, lembrou que o evento traz oportunidades de desenvolver ações para estimular um maior fluxo de turistas para o interior do estado. “A capital fluminense está a poucas horas de belos atrativos e municípios que merecem ser visitados”.
O diretor comercial do Rio Convention & Visitors Bureau, Michael Nagy, apresentador do evento, disse que é importante ouvir os países que já passaram por essa experiência para que o que foi positivo possa ser replicado no Rio de Janeiro. Ele destacou as experiências de sucesso de Barcelona e Londres para construir acordos que estarão prontos para produzir frutos depois de 2016, citando como exemplo o que está sendo feito no centro do Rio. “O centro da cidade está virando um destino de cultura, de música e gastronomia, semelhante aos grandes centros culturais mundiais, como Paris, para onde as pessoas viajam para ouvir jazz, por exemplo.”
Nagy relacionou também as obras de mobilidade urbana, como a construção da Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca, e a modernização de hotéis. A Barra da Tijuca, na zona oeste, está se tornando, segundo ele, o maior destino de captação de turismo da América Latina. “A mobilidade trouxe um novo Rio de Janeiro não só para os turistas que vêm ao município, mas para o morador também. Porque uma cidade em que o morador consegue se locomover, o turista também aprecia”, disse.
Apresentado pelo diretor Comercial do Rio CVB, Michael Nagy, o CEO do Barcelona Turismo e Presidente da CTECNO (Fundação Catalã), Jordi Carnes, realizou um mapeamento das Olimpíadas de Barcelona: “A transformação de Barcelona, especialmente na região portuária, foi a responsável por colocar o destino no mapa do turismo mundial. Tivemos grandes progressos na diminuição da taxa de desemprego e conseguimos nos tornar um dos motores da recuperação da Espanha”.
O vice-presidente da América do Norte e Mercados Emergentes da London & Partners, Chris Lynn, reforçou a importância de estimular o patriotismo nos moradores durante os Jogos Olímpicos: “Fizemos diversas campanhas, entre elas a criação de embaixadores. Tivemos 50 mil moradores treinados e que serviram como voluntários. Hoje, ainda contamos com 10 mil deles que se dispõem a trabalhar em outros projetos, propagando a marca Londres onde eles estejam”. O destino investiu em estratégias para propagar a marca da cidade olímpica pelo mundo. “Esta é a hora de exibir a história, os atrativos e a cultura do Rio para imprensa que vem cobrir os jogos. Com uma boa estratégia de mídia é possível divulgar para o mundo o que se quer mostrar”.
Ainda segundo o executivo, as Olimpíadas de Londres incrementaram em 8% o turismo de negócios e trouxeram para a cidade um legado com os equipamentos esportivos que tem atraído diversos eventos para a cidade. “Gastamos 10 bilhões de libras com os Jogos. Hoje, nosso retorno, gira em trono de 18 bilhões”.
Representando a Associação Britânica de Hotelaria (BHA), a conselheira geral da entidade, Jackie Grech, reforçou a importância da união da indústria de turismo para conquistar novos espaços e oportunidades com as Olimpíadas. “É importante que o setor se reúna. A competitividade faz parte, mas a união levará a indústria do turismo para um caminho muito melhor. Através da união de diferentes setores do turismo, e até de diferentes países, é possível articular com o Governo melhorias e vantagens para o setor, como, por exemplo, a facilidade da obtenção de vistos e regulamentações”.
Representando a Associação Britânica de Hotelaria (BHA), a conselheira geral da entidade, Jackie Grech, reforçou a importância da união da indústria de turismo para conquistar novos espaços e oportunidades com as Olimpíadas. “É importante que o setor se reúna. A competitividade faz parte, mas a união levará a indústria do turismo para um caminho muito melhor. Através da união de diferentes setores do turismo, e até de diferentes países, é possível articular com o Governo melhorias e vantagens para o setor, como, por exemplo, a facilidade da obtenção de vistos e regulamentações”.
Fechando as apresentações, o Chairman e Presidente da empresa de gestão de eventos MCI, Roger Tondeur, reforçou a oportunidade de desenvolver o setor de eventos do destino no período pós-Olímpico, lembrando que o turista de negócios é o futuro turista de lazer. O executivo também alertou para o risco da onda de progresso levar ao aumento desenfreado dos preços, se tornando um obstáculo para a captação dos eventos de diferentes portes.
O evento Rio 2017 – Um futuro de oportunidades foi promovido pelo Rio Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado do Rio, Prefeitura do Rio, ABIH-RJ, Secretaria Especial de Turismo do Rio, Riotur e Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro sediará mais três eventos internacionais
O Rio de Janeiro comemora a conquista de três importantes eventos internacionais: o Figo World Congress of Gynecology and Obstretrics, que acontecerá em 2018, o International Biophysics Congress, em 2020, e o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA), que também será realizado em 2020. O anúncio deste último aconteceu durante a assembleia da entidade, em Durban, na África do Sul. O Rio de Janeiro ganhou de destinos como Paris e Melbourne, na Austrália.
“Ao apoiar a captação desses eventos, enfrentamos a questão da sazonalidade, o que garante uma ocupação mais continuada a hotéis e atividades aos agentes do turismo na cidade e região”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto. “Conforme os dados divulgados em 2014 pela Icca, em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%”, finalizou.
Segundo a Icca, entre 2003 e 2013, o total de eventos internacionais no Brasil passou de 62 para 315 e o número de cidades que sediaram subiu de 22 para 54. “O ranking mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos”, comentou Vicente.
Outros eventos renomados já estão confirmados na nova Vitrine Mundial:
Jogos Olímpicos de 2016 aumentam em 46% a busca por hotéis no Rio de Janeiro
Uma pesquisa realizada pelo TripAdvisor registrou um aumento de quase 50% na busca por empreendimentos hoteleiros situados no Rio de Janeiro em agosto do ano que vem. A motivação para tal resultado muito tem a ver com a realização dos Jogos Olímpicos, evento esportivo mundial.
Ainda conforme o levantamento, Brasil, EUA, Reino Unido, Argentina e França são os países com maior interesse nos hotéis cariocas para este período.
“Com a expectativa de que milhares de fãs de esportes visitem o Rio de Janeiro, o interesse por acomodações na cidade é altíssimo para agosto de 2016, e este número tende a crescer nos próximos meses à medida em que o evento se aproxima”, diz Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.
Para ajudar os viajantes a encontrarem um bom negócio, o TripAdvisor também fez uma comparação entre os dez principais bairros do Rio de Janeiro e descobriu que os preços aumentarão, em média, 122% em agosto de 2016, em comparação ao mesmo período de 2015.
Os viajantes poderão encontrar os hotéis com valor mais em conta no bairro do Recreio dos Bandeirantes, seguido pelo Centro e pelo Flamengo. As regiões mais caras são o Leblon, Copacabana, Ipanema e a Barra da Tijuca.
Até aqui, tudo bem!
Pesquisa da ABIH-RJ mostra que 90% dos quartos estão reservados no período dos Jogos.
A taxa de ocupação do setor hoteleiro na capital fluminense já registra o número de 90% de quartos reservados, para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).
“Desde quando foi anunciado como sede da Olimpíada e Paralimpíada, o Brasil investe em infraestrutura para melhor receber os visitantes nacionais e internacionais. Os Jogos no Rio de Janeiro fizeram o parque hoteleiro da cidade se renovar. A expectativa foi superada e esperamos que a taxa de ocupação continue alta, já que o País se tornará o centro mundial das atenções”, comentou o diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Sérgio Flores.
De acordo com a pesquisa, os hotéis cinco estrelas têm 98% dos quartos vendidos. Nos três estrelas, a média é de 87,94%. Ipanema e Leblon são os bairros mais procurados, com 98,33% das reservas, ultrapassando inclusive o bairro Olímpico – Barra da Tijuca, que registra 96,69%.
Em abril deste ano, o Rio Convention & Visitors Bureau em parceria com a ForwardKeys divulgou um levantamento que também destacou a ocupação hoteleira. O estudo afirma que as reservas devem ficar 208% superior no período do mundial. A apuração mostra, ainda, que 63% dos visitantes estrangeiros com data de chegada prevista para antes da Olimpíada, ficarão, em média, 14 dias na capital fluminense.
Durante o período da competição, o Rio de Janeiro poderá receber entre 350 e 500 mil turistas internacionais. “O bom resultado da Copa do Mundo FIFA 2014, com grande satisfação dos turistas, sem incidentes, deixou uma imagem positiva para o mundo. O Brasil tem reforçado a ideia de que é um ótimo receptor de grandes eventos”, afirmou o diretor da Embratur.
O Rio de Janeiro foi destaque no evento “’International Business Day”, organizado para 400 empresários holandeses, turcos e chineses. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), apresentou no último dia 20 a preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O evento contou com a participação da KLM Royal Dutch Airlines, única companhia aérea holandesa com voos diretos para o Brasil.
“Temos um grande potencial a ser trabalhado nesse mercado, principalmente em parceria com o trade turístico. Em 2015, mais de 66 mil holandeses estiveram no Brasil. Nosso objetivo é aproveitar a Olimpíada e a Paralimpíada para atrair mais visitantes antes, durante e depois dos Jogos”, comentou o coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Bruno Reis.
A representante do EBT Holanda, Shênia Oliveira, apresentou o destino brasileiro e mostrou vídeos das instalações que já estão praticamente prontas para receber atletas e turistas para o mundial. Devido ao trabalho de divulgação e promoção do Brasil nos mercados internacionais, a Embratur foi convidada de honra da Câmara de Comercio Brasil-Holanda (BRADUTCH) nesta iniciativa.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do Esporte, George Hilton, se reuniram nesta quarta-feira (16) com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-governador do estado, Francisco Dornelles, para tratar das ações de preparação do governo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A comitiva também visitou o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, no centro da cidade.
“Este é o grande momento. Além do esporte da medalha, há um outro esporte que queremos que pratiquem no Brasil, que é o de conhecer e descobrir o nosso país. Vamos receber aqui 206 países e 25 mil jornalistas. A Olimpíada, sem dúvida, irá representar o grande momento para o mundo descobrir esse novo Brasil que queremos fazer e o Turismo é um dos grandes legados desse grande evento”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Durante o encontro, o ministro defendeu a inclusão de atrações de festividades juninas no Boulevard Olímpico, iniciativa que contará com programações culturais e transmissões das competições esportivas em três áreas da cidade: Parque Madureira, Centro Esportivo Miécimo da Silva e Zona Portuária. No último mês, Henrique Alves se reuniu com músicos do forró e parlamentares e definiu uma extensa agenda de divulgação dos festejos juninos. A apresentação da cultura junina no Rio durante a Olimpíada é uma forma de projetar os festejos para todo o mundo.
Também esteve na pauta a Casa Brasil, espaço para a promoção do Brasil que funcionará durante os jogos. Trata-se de uma das principais ações de comunicação e espaço de referência do governo federal na Olimpíada. Vai funcionar de 04 de agosto a 18 de setembro no Píer Mauá, Boulevard Olímpico.
“Vamos aproveitar o espaço para apresentar os principais atrativos turísticos dos destinos brasileiros, com sua diversidade cênica e cultural, para o público interno e turistas estrangeiros. Será a vitrine do Brasil nos jogos”, disse Henrique Alves. O MTur deverá investir cerca de R$ 5 milhões para implantação do projeto.
O LEGADO DO TURISMO – O MTur está atuando em outras frentes na preparação do país para os jogos, cujo legado será o aumento da competitividade do turismo nacional e da melhoria das condições de atendimento ao turista no Rio de Janeiro, principal destino de lazer do país.
A qualificação profissional é uma delas, com a previsão de treinamento de 9 mil empreendedores (donos de quiosques/barracas de praia e trabalhadores em albergues). No âmbito do Pronatec Turismo, foram abertas outras 4 mil vagas para cursos relacionados ao receptivo turístico no Rio e também nas outras cidades do futebol olímpico (Brasília, Manaus, Belo Horizonte, São Paulo e Salvador).
Além da qualificação, o MTur está investindo em projetos de sinalização para orientar turistas sobre os principais atrativos do Rio. O investimento de R$ 14,5 milhões no projeto, ainda em fase de instalação de placas, está inserido no montante de R$ 55,4 milhões de contratos do ministério na cidade do Rio de Janeiro.
Na promoção do destino Brasil, a principal aposta do Ministério do Turismo são as ações de divulgação dos destinos durante o revezamento da tocha olímpica por mais de 320 cidades. A Pasta elaborou uma chamada pública para promover presstrips para as cinco regiões do país. O objetivo da iniciativa é contribuir para a divulgação dos destinos que receberão a tocha olímpica, a partir do dia 3 de maio.
No quesito facilitação de viagens, o Brasil conseguiu um feito inédito e isentou de visto de entrada turistas de quatro países considerados estratégicos durante o período dos jogos – Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. A medida, que vale para o período dos jogos, deve estimular o aumento de fluxo de turistas destes países para o Brasil.
Para promover a Olimpíada e Paralimpíada 2016 no exterior, o time da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi reforçado com os mascotes Tom e Vinicius em duas grandes feiras internacionais: a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), em Portugal, e a ITB Berlin, na Alemanha. “Os mascotes foram importantes para atrair a atenção do trade, de turistas e de atletas olímpicos nos estantes do Brasil, ajudando a disseminar as mensagens e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico”, afirmou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, que acompanhou ambos os eventos.
Segundo Lummertz, a viagem ao Brasil para assistir os Jogos no Rio de Janeiro e em outras quatro cidades-sedes que abrigarão as partidas de futebol será uma oportunidade para os visitantes conhecerem a diversidade do turismo brasileiro. Além da divulgação do mundial, o presidente da Embratur e uma comitiva brasileira se reuniram com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e com a secretária de Estado de Turismo daquele país, Ana Mendes Godinho. As autoridades estabeleceram atuação integrada para aumentar o fluxo de visitantes entre os dois países.
Em seguida, Vinícius Lummertz partiu para Paris, onde se encontrou com o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl. A principal pauta da reunião foi a necessidade das duas nações firmarem acordo bilateral em prol do turismo internacional. “Brasil e França precisam estreitar relações e trocar mais experiências”, completou. O presidente estava acompanhado, entre outras autoridades, pelo ministro brasileiro Henrique Eduardo Alves.
Na oportunidade, Lummertz afirmou que é preciso buscar referências mundo afora para construir uma gestão que responda às necessidades do mercado turístico e possibilite ao Brasil competir com outros países no mesmo patamar. Segundo ele, é preciso diminuir a burocracia e estimular os negócios turísticos no Brasil, que chegam a influenciar 53 diferentes setores da economia: “A Embratur está pronta para encarar esse desafio”.
Saindo da França, a comitiva brasileira seguiu para a Alemanha, onde, no dia 10 de março, apresentou o destino Rota das Emoções (Jericoacara/CE, Lençóis Maranhenses/MA e Delta do Parnaíba/PI) a jornalistas e operadores de turismo que participaram da ITB Berlin. “Estamos otimistas quanto à forte presença de visitantes estrangeiros que assistirão os Jogos e que devem aproveitar a taxa cambial para visitarem outros destinos brasileiros, como as belezas naturais da Rota das Emoções”, disse Vinícius Lummertz.
Lummertz acredita que a localização da Rota, no Nordeste do Brasil, com trajetos mais próximos da Europa e também dos EUA, será fundamental para desenvolver esses destinos: “O turista internacional procura destinos com belezas naturais, conforto, tranquilidade e segurança. É exatamente o que temos em Lençóis, Delta e Jeri. Tudo isso a poucas horas de voo da Europa e dos Estados Unidos”.
Busca por estrangeiros pelo destino Carioca aumenta significativamente.
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria ForwardKeys em estudo para o Rio Convention & Visitors Bureau, as reservas de passagens aéreas feitas em voos para o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos cresceram 289% em março deste ano, na comparação com as compras feitas para o mesmo período de 2015. Para os Jogos Paralímpicos, a alta foi de 50%. A Planeta Brasil Incoming, empresa especializada em trazer turistas internacionais ao país, sentiu o mesmo movimento no setor. Segundo levantamento dos diretores da empresa, a busca pelo Brasil como destino turístico para o período dos Jogos Paralímpicos, que ocorrerão entre os dias 7 e 18 de setembro, apresentou um crescimento significativo nos últimos meses. Rússia e Japão, que sediarão a Copa do Mundo e os próximos Jogos Olímpicos, respectivamente, são os países que lideram a busca junto à empresa.
Desvalorização do Real frente às moedas estrangeiras é fundamental para este aumento significativo.
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria ForwardKeys em estudo para o Rio Convention & Visitors Bureau, as reservas de passagens aéreas feitas em voos para o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos cresceram 289% em março deste ano, na comparação com as compras feitas para o mesmo período de 2015. Para os Jogos Paralímpicos, a alta foi de 50%. A Planeta Brasil Incoming, empresa especializada em trazer turistas internacionais ao país, sentiu o mesmo movimento no setor. Segundo levantamento dos diretores da empresa, a busca pelo Brasil como destino turístico para o período dos Jogos Paralímpicos, que ocorrerão entre os dias 7 e 18 de setembro, apresentou um crescimento significativo nos últimos meses. Rússia e Japão, que sediarão a Copa do Mundo e os próximos Jogos Olímpicos, respectivamente, são os países que lideram a busca junto à empresa.
Desvalorização do Real frente às moedas estrangeiras é fundamental para este aumento significativo.
Para os gestores da Planeta Brasil Incoming, a desvalorização do real frente a moedas estrangeiras e a recente diminuição dos preços aplicados pela rede hoteleira do Rio de Janeiro para o período das Paralimpíadas contribuíram para o aumento no número de turistas. A Planeta Brasil Incoming recepcionará executivos, atletas e Delegações Olímpicas no país e mantém expectativas positivas para o período do evento, tendo desdobramentos para cidades próximas ao Rio. A ocupação dos hotéis no interior fluminense deverá chegar a 95%, repetindo o nível médio registrado no carnaval deste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro.
ARNOLD CLASSIC se consolida no Rio de Janeiro e recebe mais de 80 mil pessoas.
ARNOLD CLASSIC transforma Rio de janeiro na Capital do Esporte.
No Arnold Classic Brasil, os números são sempre superlativos. Na quarta edição, realizada entre 1 a 3 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro, não foi diferente. O evento multiesportivo e maior feira de nutrição da América Latina recebeu mais de 80 mil pessoas que acompanharam 37 competições e circularam pelos estandes das 120 marcas expositoras da Expo. Somados, degustaram cerca de 10 toneladas de whey protein e levaram para casa mais de 1 milhão de brindes.
Além de fazer a alegria do público, o Arnold Classic Brasil 2016 gerou R$ 80 milhões em volume de negócios, número considerado muito bom em função do momento da economia nacional. “A quarta edição do Arnold Classic Brasil foi um sucesso e consolidou de vez o evento no cenário nacional e internacional, tanto que recebemos um elogio do próprio Arnold Schwarzenegger dizendo que nosso evento é o maior entre todos que ele realiza pelo mundo. Fizemos 37 competições, reunimos 8.500 atletas de vários países e de dezenas de estados brasileiros, e realizamos uma exposição que deixou todos os participantes muito satisfeitos. Tenho certeza de que o Arnold Classic Brasil 2016 ajudou a movimentar o turismo da cidade nestes três dias, pois recebemos mais de 80 mil visitantes, muitos de fora do Rio, além de ter gerado 1.500 empregos diretos e 4.500 indiretos”, resumiu Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções, organizadora da feira.
Como faz todos os anos Arnold Schwarzenegger veio prestigiar o evento que leva o seu nome e deu um show de simpatia. Passeou pelos estandes, pelas competições e pelo Conference no Riocentro, além de dar uma bela entrevista para o Marcos Mion no Showcase. Em todas as visitas, deu atenção aos fãs, posou para fotos, fez selfies brincou com muitas crianças. Também passeou de bicicleta pela orla de Copacabana e prometeu voltar em 2017 para a quinta edição do Arnold Classic. “Eu amo o Brasil e amo o evento que vocês realizam aqui. No próximo ano estarei de volta”, disse, antes de voltar para os Estados Unidos na noite de domingo (3).
O Arnold Classic Brasil 2016 contou com duas grandes estrelas esportivas. O norte-americano Kai Greene, o Predador, foi o campeão do Bodybuilding Pro, enquanto o islandês Hafthor `Thor` Björnsson, mais conhecido por sua participação na série de TV Game of Thrones, conquistou o título de homem mais forte do mundo no Strongman Pro. Além deles, os Pavilhões 2 e 3 do Riocentro ficaram lotados de espectadores vidrados nos 37 competições realizadas ao longo dos três dias do evento. Entre os esportes disputados, o público acompanhou crossfit, bodybuilding e fitness amador, powerlifting, luta de braço, calistenia (street workout), pole dance, desafio spinning Brasil e até xadrez, entre outros, além de atividades abertas ao público, como aulas de treino funcional, sliding pilates e a possibilidade de experimentar como é praticar uma modalidade paradesportiva, na Arena de Inclusão. Tudo isso sem contar as lutas: aikido, jiu jitsu, judô, karate, luta de braço, luta olímpica, MMA, wushu e muay thai.
Empresas – Os parceiros do Arnold Classic Brasil engrossaram o coro de elogios aos evento de 2016. Érica Zago, nutricionista e gerente de produto da Probiótica, fez uma comparação interessante sobre a relação do público com a feira. “Eu estava observando que as pessoas entram correndo, parece que estão indo para brinquedos da Disney. Isso comprova o quanto o público espera por este evento e para nós, fabricantes, é uma das poucas situações em que conseguimos ficar perto do consumidor. Aqui podemos abraçá-los, conversar. E isso é muito bom”, disse ela, que completou. “Viemos com muita expectativa neste ano, até porque vivemos um momento de revitalização da marca, com lançamento de novos produtos em todas as linhas.”
Para Marcelo Bella, CEO da Black Skull, marca da Grow Dietary Supplements Labs USA (GDS), o resultado alcançado no Arnold Classic Brasil comprova que o setor está enfrentando bem a crise econômica. “O mercado de nutrição esportiva e suplementos alimentares cresceu em torno de 15% no ano passado. É o menor número desde 2011, quando apresentamos crescimento de 32%, mas comparado com os EUA, que é o líder do setor, crescemos três vezes mais do que eles. Isso é muito importante e significa que o Brasil tem potencial para inclusão social por meio de atividade esportiva, pelo melhor físico, melhor shape. Percebemos que o público veio à feira em volume muito maior em nossas filas, com milhares de pessoas durante muitas horas. Os nossos produtos e atletas sendo mais assediados. Percebo que o mercado vem amadurecendo, com mais informação e mais potencial”, analisou.
Lucas Dias Lobianco, da Metamorfose Brasil, investiu aproximadamente R$ 150 mil entre estande e produtos, e viu fila de pessoas para entrar em seu estande para comprar. “A crise do país me ajudou. Nos outros anos havia cerca de 10 expositores concorrentes, este ano fomos uns três ou quatro. Com isso, cresci muito”, comenta. “Não vi ninguém reclamando da fila, pois quem conhece a marca sabe que pode até esperar uns minutos, mas terá atendimento exclusivo”, afirma Lucas, que diz que este foi o segredo do sucesso de seu estande.
Filipe Bragança, CEO da Integralmédica, destacou a importância da parceria das empresas com o Arnold Classic Brasil. “O Arnold está se consolidando no Brasil como o principal evento do segmento fitness. Já estamos no quarto ano da feira no país e todos já o reconhecem como um formador de tendências, formador de opinião para o público e marcas que querem entrar nesse setor e para nós a feira deste ano foi muito boa. O fluxo de pessoas também estava ótimo. Gostamos muito da qualidade do evento, pois muitas empresas, assim como nós, trouxeram coisas novas. O saldo foi bastante positivo.”
Ronaldo Silva, gerente comercial da New Millen, também se mostrou satisfeito. “O resultado de vendas no Arnold Classic Brasil 2016 foi positivo para a New Millen. As vendas ficaram dentro do planejamento e expectativa que fizemos para o evento. Recebemos lojistas do Brasil inteiro nos três dias de evento e apresentamos nossos quatro lançamentos exclusivos na feira. Estamos planejando um crescimento de 20% para 2017.”
Fonte: Jornal de Turismo
Cidade Maravilhosa é destino brasileiro mais desejado entre Turistas Internacionais
O Rio de Janeiro é o destino brasileiro mais desejado pelos turistas internacionais por ocasião da Olimpíada e da Paralimpíada, em agosto e setembro, segundo pesquisa divulgada pelo site TripAdvisor. Entre os 10 destinos mundiais mais procurados, o Rio ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Londres e Buenos Aires.
O Rio de Janeiro é o destino brasileiro mais desejado pelos turistas internacionais por ocasião da Olimpíada e da Paralimpíada, em agosto e setembro, segundo pesquisa divulgada pelo site TripAdvisor. Entre os 10 destinos mundiais mais procurados, o Rio ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Londres e Buenos Aires.
As cidades mais procuradas foram selecionadas por meio de um algoritmo que leva em conta a quantidade e a qualidade da avaliação de hotéis, restaurantes e atrações em cada destino reunidas ao longo de 12 meses com avaliações de usuários do site. No Brasil, o Rio de Janeiro ficou à frente de Gramado (RS, vencedor do ranking de 2015) e de Jericoacoara. Já na lista da América do Sul, dos 25 vencedores, 9 são brasileiros. Na questão de preços, o valor médio de uma diária apurado pelo TripAdvisor foi de R$ 511 para a alta temporada e de R$ 392 para a baixa, com a cotação do dólar tomada a R$ 3,50.
A rede hoteleira do Rio tem feito grandes investimentos no aumento da capacidade receptiva e está confiante que manterá a ocupação em bons níveis mesmo após o fim de ambos os eventos. Segundo o diretor da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Douglas Viegas, a cidade sempre teve grande destaque em eventos internacionais como o Réveillon, o Carnaval, a Jornada Mundial da Juventude, a ECO-92, a Rio+20 e a Copa do Mundo, quando as ocupações ficaram próximas aos 100%.
RIO CVB DIVULGA ESTUDO DE IMPACTO DAS OLIMPÍADAS
Em uma ação inédita, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), em parceria com a ForwardKeys, divulgou uma análise que apresenta o impacto das vendas de bilhetes aéreos realizadas, até o momento, para o Rio de Janeiro antes, durante e após as Olimpíadas.
O estudo dos voos internacionais foi realizado pela ForwardKeys, empresa que monitora padrões de viagem através da análise de 14 milhões de transações de reservas diárias.
De acordo com a análise, as reservas feitas para a capital fluminense já representam um incremento considerável para o período dos Jogos Olímpicos, chegando a 289% sobre o mesmo período do ano passado. O maior pico de chegadas acontece em 04 de agosto, véspera da cerimônia de abertura.
Os pernoites devem ficar acima de 208% para o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A apuração mostra, também, que 63% dos visitantes internacionais, que chegam antes das Olimpíadas, ficarão, em média, 14 dias na cidade, enquanto os que chegam entre os dias 21 e 31 de agosto ficarão menos de 14 dias.
As reservas internacionais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se apresentam três vezes superior ao índice registrado em 2015. Ao mesmo tempo, a capacidade dos voos, de acordo com a base de pesquisa Innovata, também aumentou, atingindo um incremento de 17% em relação ao ano passado.
China, Japão e Estados Unidos possuem o crescimento mais significativo dentre os mercados emissores de turistas para ambos jogos. Para o CEO da ForwardKeys, Olivier Jager, o mercado norte-americano se destaca, possivelmente, pela flexibilização de vistos de entrada para os turistas desta região.
Com este detalhado levantamento, a proposta do Rio CVB é analisar as condições futuras para que a entidade, assim como seus mantenedores, possa planejar e definir ações antecipadas que impactem positivamente o segmento de negócios e eventos.
“Neste momento difícil, onde identificamos uma enorme expansão da oferta hoteleira, somada às crises política e econômica do país, nossa indústria precisa estar atenta e com informações consistentes de forma a tomar decisões estratégicas que visem minimizar os impactos negativos”, explica o presidente-executivo do Rio CVB, Alfredo Lopes.
Fonte: ABIH-RJ
Barra da Tijuca terá queima de fogos e recebe título de "Bairro dos Namorados"
Além da possibilidade de receber Cassinos Internacionais, e todos os milhões em infraestrutura a Barra da Tijuca ganha um novo Status e potencial turístico enorme com a queima de fogos no dia dos namorados.
É mais um atrativo do bairro mais sofisticado e moderno da Cidade Maravilhosa.
Cidade mantém previsão de 1 milhão de turistas durante os Jogos
Para setor hoteleiro, noticiário de zika e queda de ciclovia não afetaram procura
Ocupação hoteleira durante feriado ficará acima de 62% no Rio
A ABIH-RJ divulgou nesta terça-feira (19) a pesquisa prévia com a taxa de ocupação hoteleira para o período de 21 a 23 de abril – Feriado de Tiradentes quinta-feira) e São Jorge (sábado). Até o momento, a hotelaria da capital registra uma média de 62,28% de quartos ocupados. O índice representa um incremento de 5,56% no comparativo com o ano passado.
As regiões Leme/Copacabana (78,66%), Ipanema/Leblon (75,48%) e Flamengo/Botafogo (66,27%) ficaram acima da média geral. Os hotéis de três e quatro estrelas dos bairros de Copacabana e Leme registraram o melhor desempenho, com 81,65% dos quartos ocupados. Já o interior registra média mais aquecida, com 80,25% de quartos vendidos para o final de semana prolongado. Petrópolis (98%) e Paraty (90%) são os destinos mais procurados, seguidos por Búzios (87%) e Mangaratiba, Penedo e Vale do Café (todos com 85%).
Hotéis da Barra discutem ações do primeiro semestre
Bairro dos Namorados, Festival de Vinhos e novo Pólo Gastronômico - Atrações na Barra.
Sob a coordenação da superintendente da ABIH-RJ, Theresa Jansen, os gerentes comerciais dos hotéis da Barra da Tijuca, Recreio e Vargens reuniram-se, no dia 14, no Hotel Américas, para discutir uma ampla agenda de ações e eventos para a região ao longo do segundo e terceiro trimestres do ano.
Sob a coordenação da superintendente da ABIH-RJ, Theresa Jansen, os gerentes comerciais dos hotéis da Barra da Tijuca, Recreio e Vargens reuniram-se, no dia 14, no Hotel Américas, para discutir uma ampla agenda de ações e eventos para a região ao longo do segundo e terceiro trimestres do ano.
Entre as principais iniciativas aprovadas está a continuidade do Procap Express, em programações mensais, reunindo não só recepcionistas e concierges dos hotéis da região, mas também profissionais que atuam na hotelaria da Zona Sul.
Julia Pierotti, da área de projetos especiais do Globo, apresentou o evento “Vinhos de Portugal”, que será promovido pelos jornais Público (de Portugal) e O Globo, em parceria com a ViniPortugal, no CasaShopping. Os organizadores contam com o apoio da hotelaria para viabilizar a hospedagem dos participantes internacionais. Foi discutida, também, a criação de pacotes exclusivos para motivar o mercado brasileiro a visitar o evento.
Mais uma vez, a superintendente da ABIH-RJ explicou aos gerentes presentes a importância de todos apoiarem ações de calendário e desenvolverem atrativos especiais para os hóspedes. Entre as datas mais relevantes, a associação destaca o Dia dos Namorados. O projeto aguarda as programações dos associados para formatar o escopo de promoção do destino Barra no fim de semana de 11 e 12 de junho.
Theresa Jansen comentou o apoio da associação para a criação do Polo Gastronômico Jardim Oceânico e, também, falou sobre a proposta de parceria com o site Tourico. No encontro, Claudio Magnavita apresentou projetos para movimentar os fins de semana da região a partir de junho. As ações estão em fase de aprovação e viabilização de patrocínio.
BARRA DA TIJUCA GANHA COMPLEXO DE HOTÉIS E EVENTOS NO RIO
O grupo Windsor Hotéis inaugura o Windsor Conventions & Expo Center, segundo maior espaço para eventos do Rio de Janeiro, que integra o maior complexo de hotéis e eventos da cidade. Localizado na Barra da Tijuca, o local tem área total de 12 mil metros quadrados, 22 salões multiuso e capacidade para até 7 mil pessoas.
O empreendimento foi construído para ser o centro do Comitê Olímpico Internacional durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A propriedade também faz parte do Complexo Barra, que reúne três hotéis com a funcionalidade do conceito “on-stop-shop”, que permite aos clientes, em um único contato ter à disposição uma estrutura completa de hospedagem, gastronomia, área de eventos, estacionamento e segurança.
O empreendimento espera atender a grandes congressos, convenções e feiras de todos os segmentos da indústria e comércio. O projeto conta, ainda, com área de exposição para eventos, convenções e para grandes plenárias de 3.400 metros quadrados, com pé direito de 5,80 metros de altura, com vão livre sem colunas. Já a garagem tem 400 vagas, divididas entre o segundo e o terceiro subsolo, com acesso para transporte de materiais.
Fonte: Revista Hotel News
Apesar da Crise, Resorts têm aumento de 33,4% em faturamentos.
Estudo da consultoria JLL apoiado pelo FOHB mostra que mesmo diante de um cenário de baixo crescimento econômico, desempenho operacional dos hotéis nacionais registrou crescimento; desvalorização do real favoreceu performance de resorts e do segmento de timeshare.
Pelo décimo ano consecutivo, os hotéis urbanos brasileiros, categoria que inclui hotéis e flats, registraram crescimento do Revpar* – receita por apartamento disponível – em 2014. Os dados são do estudo Hotelaria em Números, realizado há 22 anos pela consultoria JLL e que há cinco anos conta com a parceria do FOHB.
A pesquisa foi realizada com base em questionários respondidos por mais de 460 hotéis, resorts e flats sobre seu desempenho operacional no ano de 2014.
O estudo apontou que o aumento da receita por apartamento, porém, foi mais modesto em 2014 do que nos anos anteriores, já que mesmo o impacto positivo da Copa do Mundo nos principais mercados hoteleiros nacionais não foi suficiente para compensar o fraco ritmo de crescimento da economia do país.
Outro fator que contribuiu para o crescimento mais lento do setor foi o aumento da oferta hoteleira, que fez baixarem as taxas de ocupação. Considerando hotéis afiliados a redes hoteleiras nacionais e internacionais, o número de quartos aumentou 7,9% em relação a 2013. A JLL estima que o total de hotéis no Brasil atualmente é de 10.050 empreendimentos e 500.212 quartos.
A taxa de ocupação caiu um ponto percentual em relação a 2013, encerrando 2014 em 64,9%. Já o valor da diária média aumentou 2,9% em relação a 2013 e chegou a R$ 267 no final de 2014, enquanto a inflação no mesmo período foi de 5,9%, mostrando um crescimento mais moderado em comparação aos últimos cinco anos, em que as diárias cresceram acima da inflação.
Por outro lado, com a desvalorização do real em relação ao dólar a partir de 2013, o Brasil voltou a ser um destino turístico mais atrativo para o público internacional, cenário que beneficiou diretamente o desempenho dos resorts em 2014. Em comparação a 2013, o faturamento total dos resorts cresceu 33,4% e o resultado operacional bruto registrou aumento de 2,8 pontos percentuais.
O real fraco em relação ao dólar também beneficiou o segmento de timeshare (tempo compartilhado), que tem atraído cada vez mais os brasileiros. Resorts vêm implementando esse conceito com sucesso.
Desempenho dos hotéis deve apresentar melhora a partir de 2016
Embora o cenário esteja favorável para os investimentos hoteleiros, já que a desvalorização do real frente ao dólar abriu uma janela de oportunidade para novos investimentos no Brasil, o fraco desempenho da economia no primeiro semestre deste ano deverá ter um impacto negativo sobre o desempenho operacional dos hotéis, com a possibilidade de queda do Revpar após 10 anos de contínuo crescimento.
A pressão inflacionária e o aumento do custo da energia também deverão impactar negativamente os hotéis este ano e eles devem manter suas estratégias de redução de custos iniciadas no ano passado.
Impeachment, Olimpíadas e nova confiança do consumidor devem recuoerar a economia.
Por outro lado, Mader ressalta que a expectativa de recuperação da economia e a realização dos Jogos Olímpicos no Rio trazem perspectivas de melhora no desempenho dos hotéis já a partir de 2016.
Manuel Gama, presidente do FOHB, complementa: “De fato, de maio para cá temos visto os nossos indicadores mais baixos do que o mesmo período do ano anterior. Entretanto, observamos que as redes têm mantido o otimismo na perspectiva de médio e longo prazo, porque seguimos com a expectativa de ter mais 400 novos empreendimentos até 2020, o que significa uma adição de 75.000 apartamentos de redes hoteleiras em todo o Brasil”.
Por outro lado, Mader ressalta que a expectativa de recuperação da economia e a realização dos Jogos Olímpicos no Rio trazem perspectivas de melhora no desempenho dos hotéis já a partir de 2016.
Rio e São Paulo estão entre os 19 destinos mais baratos do mundo
No mundo dos negócios, Rio de Janeiro e São Paulo são as Cidades mais baratas.
Mais de 50% dos turistas internacionais que desembarcam no Brasil chegam pelo Rio de Janeiro ou por São Paulo, conforme informações do Anuário Estatístico de Turismo 2015/2014, divulgado pelo Ministério do Turismo. E são essas as cidades apontadas pelo site de negócios Business Insider como as mais baratas do mundo.
A publicação divulgou, em abril, o ranking dos 19 destinos mais baratos do planeta. O Rio de Janeiro ficou com a 15ª colocação e São Paulo com a 18ª. Com o índice de 1,5 milhão de visitantes em 2014, o Rio de Janeiro deve receber entre 300 e 500 mil turistas nas Olimpíadas.
“Esse dado positivo reforça a competitividade do país para atrair o turista internacional aos Jogos Olímpicos”, afirma Marcos Sales, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
O ranking foi elaborado com base nos custos com bebidas (cerveja, vinho e café), refeições, hospedagem e táxi. Nesse critério, o valor médio gasto no Rio de Janeiro foi de £ 104,85 (R$ 420). Já em São Paulo, sairia por £ 118.99 (R$ 480).
Comparativamente, esse número seria de £ 278,92 (R$ 1.115) em Dubai, nos Emirados Árabes, de £ 198,78 (R$ 795) em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e de £ 140,41 (R$ 561) em Paris, na França, destinos internacionalmente reconhecidos por seus atrativos turísticos.
Pelo décimo ano consecutivo, os hotéis urbanos brasileiros, que incluem hotéis e flats, registraram crescimento do Revpar – receita por apartamento disponível – em 2014. Os dados são da pesquisa Hotelaria em Números, realizada há 22 anos pela consultoria JLL e que há cinco anos conta com a parceria do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) para incentivar seus associados a responderem os questionários para a elaboração do estudo.
A pesquisa foi realizada com base em questionários respondidos por mais de 460 hotéis, resorts e flats sobre seu desempenho operacional no ano de 2014.
O estudo apontou que o aumento da receita por apartamento, porém, foi mais modesto em 2014 do que nos anos anteriores, já que mesmo o impacto positivo da Copa do Mundo nos principais mercados hoteleiros nacionais não foi suficiente para compensar o fraco ritmo de crescimento da economia do país.
Outro fator que contribuiu para o crescimento mais lento do setor foi o aumento da oferta hoteleira, que fez baixar as taxas de ocupação. Considerando hotéis afiliados a redes hoteleiras nacionais e internacionais, o número de quartos aumentou 7,9% em relação a 2013. A JLL estima que o total de hotéis no Brasil atualmente é de 10.050 empreendimentos e 500.212 quartos.
A taxa de ocupação caiu um ponto percentual em relação a 2013, encerrando 2014 em 64,9%. Já o valor da diária média aumentou 2,9% em relação a 2013 e chegou a R$ 267 no final de 2014, enquanto a inflação no mesmo período foi de 5,9%, mostrando um crescimento mais moderado em comparação aos últimos cinco anos, em que as diárias cresceram acima da inflação.
Por outro lado, com a desvalorização do real em relação ao dólar a partir de 2013, o Brasil voltou a ser um destino turístico mais atrativo, cenário que beneficiou diretamente o desempenho dos resorts em 2014. Em comparação a 2013, o faturamento total dos resorts cresceu 33,4% e o resultado operacional bruto registrou aumento de 2,8 pontos percentuais.
O real fraco em relação ao dólar também beneficiou o segmento de timeshare (tempo compartilhado), que tem atraído cada vez mais os brasileiros. Vários resorts vêm implementando esse conceito com sucesso.
Grandes transações no setor devem continuar – Em 2014 ocorreram as maiores transações da história do setor hoteleiro no país. Os três principais negócios já anunciados envolvem a participação de fundos de private equity: o fundo Quantum adquiriu a Atlantica Hotels – uma das maiores administradoras hoteleiras do país; o fundo GTIS comprou aproximadamente 70% das ações do Brasil Hospitality Group (BHG), incluindo seus ativos hoteleiros e fechou o capital. E o fundo HSI, por meio de uma plataforma denominada 2.0 Hotéis, está desenvolvendo 20 hotéis com a marca própria Zii em várias cidades brasileiras e adquiriu a Rede Arco Hotéis, com 12 empreendimentos hoteleiros no interior do estado de São Paulo.
A expectativa da JLL é de que em 2015 também sejam efetivados outros negócios de destaque no setor e a participação de fundos de investimentos e outros tipos de investidores institucionais deve aumentar, à medida que o mercado de incorporação imobiliária continua a ser impactado negativamente pelo baixo ritmo de crescimento da economia.
“Estas transações são uma prova de que o Brasil continua no radar para investimentos de longo prazo e de que o setor hoteleiro nacional tem um grande potencial e oferece diversas oportunidades para os investidores”, afirma Ricardo Mader, diretor da JLL Hotels & Hospitality Group. Além disso, afirma o executivo, a superoferta de ativos em outros segmentos imobiliários, como escritórios e shopping centers, nos principais mercados do país, aumenta a atratividade do setor hoteleiro.
E você, acha que o Rio de Janeiro vai parar de evoluir no setor, mesmo após o maior evento esportivo do Planeta ? Eu duvído !
Com inverno fraco nos EUA e crise no Brasil, sobram quartos de luxo em Miami
Os hotéis da ensolarada Miami, nos Estados Unidos, estão sofrendo com a diminuição do turismo brasileiro e com um boom da construção que adicionou milhares de quartos no mercado.
O valor das diárias está caindo. Na grande Miami, a receita por quarto disponível --um indicador das tarifas e taxas de ocupação conhecido como "revpar"-- caiu todos os meses deste ano e, em abril, esse foi o pior dos 25 principais mercados dos EUA, segundo a STR, uma fornecedora de dados sobre o setor hoteleiro.
A Marriott International, que deve se tornar a maior operadora de hotéis do mundo, disse em sua conferência sobre lucros do primeiro trimestre que Miami é uma das suas áreas mais fracas nos EUA.
A cidade, conhecida pelas influências latino-americanas e pela badalada noite de South Beach, está sendo afetada pelo excesso de oferta de hotéis e pela procura insuficiente. Um inverno inusitadamente ameno na América do Norte reduziu o número de visitantes, e os brasileiros, uma importante fonte para o turismo, estão recuando porque a moeda de seu país está em queda, e a economia, em recessão.
As incorporadoras imobiliárias que correram em aproveitar o grande interesse de turistas ricos agora enfrentam a perspectiva de uma abundância de quartos, particularmente no segmento de luxo.
"Miami tem sido um mercado muito ativo e agora precisamos tomar fôlego", disse Gregory Rumpel, diretor-gerente da corretora de imóveis comerciais Jones Lang LaSalle.
Os hotéis da ensolarada Miami, nos Estados Unidos, estão sofrendo com a diminuição do turismo brasileiro e com um boom da construção que adicionou milhares de quartos no mercado.
Crise no Brasil faz RevPar cair em Miami e desvalorização de Real faz RevPar de hotéis luxuosos se manter elevada no Brasil
O "revpar" de hotéis do mercado de Miami-Hialeah caiu 3,6% em relação ao ano anterior nos três primeiros meses de 2016, em comparação com um aumento de 2,7% nos EUA, segundo a STR. A taxa de ocupação diminuiu 1,9%, e as diárias caíram 1,7%.
Nova York foi a maior fonte de visitantes para Miami no ano passado, com um recorde de 2,1 milhões de pessoas, segundo a Secretaria de Convenções e Visitantes da Grande Miami. O Brasil foi a segunda, com mais de 747 mil visitantes, e depois vieram Canadá, Colômbia e Chicago.
"O inverno ameno no nordeste nos matou", disse Robert Finvarb, diretor de uma empresa familiar com sede em Miami que incorpora imóveis.
O número de turistas brasileiros também caiu, disse Steven Marin, vice-presidente da Travelers Hotel Group, que compra, incorpora e administra imóveis hoteleiros no sul da Flórida, principalmente perto de aeroportos. Os turistas do Brasil e, em menor medida, da Venezuela costumavam pedir que suas compras feitas na Amazon fossem enviadas para o hotel antes de chegarem, às vezes quinze ou vinte pacotes por hóspede, disse ele.
Fraqueza do Brasil
"Miami está fraca, talvez principalmente por causa da fraqueza do Brasil, um dos grandes mercados fonte para Miami, e em certo grau talvez pelo crescimento da oferta de luxo", disse o CEO da Marriott, Arne Sorenson, na conferência de lucros da Marriott, no dia 28 de abril. A empresa não quis fazer mais comentários.
No total, 2.866 quartos de hotel foram abertos na região de Miami em 2015, 62% deles em Miami Beach, segundo a Greater Miami & the Beaches Association. Outros 2.128 quartos serão abertos neste ano, mas apenas 186 deles em Miami Beach.
O mês de maio parece mais forte em termos de turistas em Miami, disse Peggy Benua, gerente do hotel Dream South Beach, famoso pela piscina no último andar e pelo restaurante Naked Taco. Ela disse que a procura poderia demorar dois ou três anos para acompanhar a oferta nova.
"Miami continua crescendo como destino turístico", disse Peggy. "Neste momento, está havendo certo reajuste".
RevPar no Brasil, nos últimos 2 anos: Acompanhe a evolução.
RevPar no Brasil, nos últimos 2 anos: Acompanhe a evolução.
2015: Um ano difícil com retrações e crises política e econômicas.
Números mostram que mesmo em momento delicado do País, tudo passa e a Cidade Maravilhosa ficará com todo o legado e investimentos que recebe para os Jogos Olímpicos, além das belezas naturais da Cidade e muitas atrações turísticas novas e outras reformadas.
Bem vindos ao Rio de Janeiro, nova Vitrine Mundial.
Entre em contato e agende uma reunião, invista no setor hoteleiro.
Um abraço, do amigo e Consultor Marcelo Maia.
Att.
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