Corretor: o maior aliado do empreendedor imobiliário
Trate bem o profissional que vai lembrar de você na hora dos melhores
negócios.
Bem, o que acontece é que os “haters”, na maioria das vezes, são corretores indignados quando aponto algum conflito de interesse ou critico alguma prática. Até pode parecer que o corretor é o inimigo de um bom negócio imobiliário, o que não pode estar mais errado. O bom corretor é o seu melhor aliado para descobrir boas oportunidades de negócios.
Fazendo uma comparação com o mercado acionário, o conjunto de todas as empresas de corretagem de imóveis seriam uma grande bolsa de valores. Nesse ambiente, compradores e vendedores se encontram para realizar grande parte dos negócios imobiliários. A única diferença é que como não existe um pregão eletrônico único, as oportunidades chegam primeiro para alguns privilegiados.
Estabelecer um bom relacionamento com corretores é essencial para você fique sabendo antes dos melhores negócios. A pior coisa que pode acontecer para um empreendedor imobiliário é saber sobre uma oportunidade depois que ela foi concluída. Algumas atitudes simples podem ajudar no objetivo de estabelecer a melhor relação possível com um corretor.
Sua primeira providência é comunicar com clareza os seus objetivos de investimento e/ ou compra. Defina regiões de interesse, tipo de imóvel, acabamento, características e localização. Quanto mais específico você for, menos tempo será desperdiçado por todo mundo. Se um corretor mostrar imóveis que não estão dentro do seu objetivo, deixe claro quais são os itens que não preenchem os seus requisitos para que ele tenha condição de procurar algo melhor.
Seriedade - O corretor não espera que você aceite tudo que aparecer, porém ele ficará agradecido se você não enrolar para responder quando um negócio for apresentado. A melhor estratégia é analisar rapidamente as oportunidades e, quanto rejeitá-la, explicar as razões. O tempo de todo mundo é precioso e a pior coisa que você pode fazer é deixar um corretor sem resposta.
No caso do empreendedor, terá melhor reputação aquele que procura imóveis realmente com a intenção de compra, e não apenas para se informar. Com essa postura, você ficará no topo da lista de pessoas para quem o corretor vai ligar quando aparecer um bom negócio.
Reciprocidade - As pessoas são movidas a incentivos. Você dá o incentivo correto e obtém o resultado esperado. O caso clássico é da criança que vai bem na escola e é elogiada por sua inteligência. Ao elogiar, corremos o risco de ela parar de estudar, afinal de contas a inteligência é inata e não requer nenhum tipo de esforço. Ao elogiarmos o esforço, incentivamos um comportamento importante para as realizações acadêmicas e profissionais desta criança.
Quando falamos de incentivo para corretor, a melhor forma de obter os melhores negócios é dar para o corretor a possibilidade de lucrar duas vezes com o mesmo negócio. Um exemplo clássico é dar exclusividade (por um tempo) para o aluguel para o mesmo corretor que conseguiu achar um bom imóvel comercial para você. Este corretor sabe que ele pode ter oportunidades de comissão dupla com você, e eu te garanto que você estará em topo da lista que ele vai avisar quando tiver alguma boa oportunidade.
Relacionamento pessoal - Outro dia ouvi uma história muito interessante da Sandra Annenberg, apresentadora da Globo. Ela estava de carro a caminho do estúdio quando recebeu uma fechada homérica de um outro carro. Revoltada e com muita vontade de xingar, ela foi seguindo o indivíduo, até que ambos entraram na Globo e perceberam que eram colegas de trabalho. Sinceras desculpas foram pedidas e o clima belicoso desapareceu simplesmente porque os dois se conheciam. Não há a menor dúvida de que tratamos melhor a quem conhecemos. É da natureza humana. Então sair para um almoço ou um cafezinho com o corretor simplesmente para conversar é uma ótima ideia. Sempre ligar para lembrar que você existe também vale a pena. Realizar esta conexão vai contribuir para melhores negócios, uma vez que vai transformar você de um desconhecido em alguém que o corretor reconhece como pessoa próxima. Além disso, a atitude é extremamente saudável.
Texto: Marcio Fenelon
Grande abraço, Marcelo Maia.